"Whatsapp": instant messenger and call voice in smartphones to device ubiquitous communication of managers of EAD UFT/UAB in vegetation tocantinense.
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n2p185Abstract
ABSTRACT
The paper addresses the multiplatform app "WhatsApp Messenger" and their use of online instant messaging and voice calls to smartphones. In Distance Education, Federal University of Federal University of Tocantins (UFT), this application has been used as a communication mobility strategic mobile since the management of courses and programs offered in 16 classroom support poles are located Board headquarters of large distances Educational Technology (DTE) that manages the undergraduate courses in distance education through the System Open University of Brazil (UAB). The UFT through its Board of distance education has 5 undergraduate courses with an enrollment of 1,273 students divided into 52 classes. The implementation of online communication group of distance education managers in the App WhatsApp and its interface with teachers, poles coordinators, directors of the campuses has made communication and managers DL ubiquitous. A redefinition of communicating characterized by the multidimensionality of the indivisible space of your hypermobility, that is, their physical mobility expanded by mobile devices, as in the case of WhatsApp. Its theoretical approach results from studies and research in the Stricto Sensu Postgraduate Program in Education PPGE/UFT.
Keywords: IM Application; Ubiquitous communication; Distance education and digital culture; Mobility.
References
BEIGUELMAN, Giselle. Entre hiatos e intervalos (a estética da transmissão no âmbito da cultura da mobilidade). In: ARAUJO, Denize Correa. (Org.). Imagem (ir)realidade: comunicação e cibermídia. Porto Alegre: Sulina, 2006.
BRET, Michel. COUCHOT, Edmond e TRAMUS, Marie-Hélène. A segunda interatividade. Em direção a novas práticas artísticas. Tradução de Gilse Boscato Muratore e Diana Domingues. In: DOMINGUES, Diana. Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo, SP: Editora UNESP, 2003.
CARMO, Paulo Sérgio do. Sociologia e sociedade pós-industrial. São Paulo, SP: Paulus, 2007. GOMEZ, Maragarita Victoria. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo, SP: Cortez e IPF, 2004.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LEMOS, André. Cibercultura e mobilidade: a era da conexão. Texto digital. In: Razón y Palabra. Revista Eletrônica Nº 41, outubro-novembro, 2004, www.razonypalabra.org.mx. Consulta realizada em maio de 2007.
RAMAL, Andrea Cecilia. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo, SP: Paulus, 2013
SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo, SP: Paulus, 2007.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil do leitor imersivo. São Paulo, SP: Paulus, 2004.
SILVA, Adriana de Souza e. Do ciber ao híbrido: tecnologias móveis como interfaces de espaços híbridos. In: ARAUJO, Denize Correa. (Org.). Imagem (ir)realidade: comunicação e cibermídia. Porto Alegre: Sulina, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.