O BRINCAR EM DIAGNÓSTICOS DE CRIANÇAS COM SUSPEITAS DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/pibic_2024_21120

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal refletir sobre a importância do brincar nos processos diagnósticos em casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo a abordagem histórico-cultural. Na mesma perspectiva, buscou-se destacar sua contribuição para as práticas interventivas voltadas à reabilitação de crianças com o transtorno. Para tanto, realizou-se uma revisão narrativa de literatura a partir do acesso a artigos científicos publicados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia Brasil (BVS Psicologia), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePsic) e Google Acadêmico. O brincar foi considerado um elemento central no âmbito das avaliações diagnósticas e nos espaços de intervenção terapêutica, pelo seu potencial para fomentar a interação social, internalização de significados e regulação emocional.  O estudo destacou três eixos temáticos: a humanização e o desenvolvimento pelo brincar, seu uso na avaliação e intervenção, e os tipos de brincadeiras recomendadas. Além disso, enfatizou a importância da mediação de adultos e a necessidade de ambientes estruturados para promover a participação ativa das crianças autistas. Assim, o brincar se apresentou como uma ferramenta essencial na superação de barreiras sociais e na ampliação das potencialidades desses sujeitos.

Biografia do Autor

Sophia Calixta Cardoso Vieira, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Tocantins. Foi bolsista CNPq na edição PIBIC-UFT 2023/2024.

Ladislau Ribeiro do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto na Universidade Federal do Tocantins.

Formador de TCC no curso de especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social.

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP, com aperfeiçoamento de pesquisa na Division of Health Research - Lancaster University (Reino Unido). 

Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. 

Graduado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

Tem experiência como professor universitário em cursos de graduação e de pós-graduação (lato sensu). Principais temas: Psicologia Escolar e Educacional; modos de produção de subjetividade em contextos escolares; educação e trabalho; Pesquisa-Intervenção.

Downloads

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Vieira, S. C. C., & Nascimento, L. R. do. (2025). O BRINCAR EM DIAGNÓSTICOS DE CRIANÇAS COM SUSPEITAS DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA REVISÃO DE LITERATURA . DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(1), 1–13. https://doi.org/10.20873/pibic_2024_21120

Edição

Seção

PIBIC 2023_2024