Observação de aulas de estágio no ensino de língua inglesa mediado pelo uso das tecnologias de informação e comunicação e gênero discursivo

Autores/as

  • Tânia Maria Moreira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Camila Solino Rodrigues Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v2n2p64

Palabras clave:

Observações de práticas de ensino. Gênero discursivo. Tecnologias de Informação e Comunicação.

Resumen

Quais reflexões e aprendizados podemos levantar em uma experiência de estágio de Língua Inglesa no Ensino Fundamental? Tendo como ponto de partida este questionamento, neste artigo objetivamos realizar um estudo reflexivo de cunho qualitativo sobre o ensino e aprendizagem de Inglês mediado por gêneros discursivos e tecnologias de informação e comunicação. A partir de relatos de observações, descrevemos e interpretamos uma experiência de estágio orientada por uma proposta de ensino que associa o uso de sequência didática, webquest e tecnologia. A pesquisa parte de estudos de Gebhard (1999) e Ninin (2010), Bakhtin (1979), Marcuschi (2010), Dolz e Scheneuwly (2004), Dodge (1995) e March (2003). Na metodologia, o processo de investigação envolveu a observação e a coleta de dados de 12 aulas ministradas por professoras em formação inicial da UNIFESSPA, em uma turma de 8º ano, na disciplina de Língua Inglesa em Marabá (PA). Resultados apontam que: 1) as estagiárias implementaram uma proposta diferenciada que fomentou a produção e divulgação de capas de revistas e explorou capacidades mentais e linguísticas na aprendizagem de leitura, escrita e análise linguística do Inglês, mediado pelo uso de tecnologias; 2) o trabalho de observação conseguiu ultrapassar o intuito inicial de coleta de dados, servindo de suporte ao trabalho das estagiárias e de conscientização de metodologia de trabalho aos pesquisadores envolvidos no projeto e 3) a relevância desta experiência se centra no letramento de professores em formação inicial, aprimorando e desenvolvendo os estudos de gênero para fins educacionais, integrando o uso das tecnologias.

Palavras-chave: Observações de práticas de ensino. Gênero discursivo. Tecnologias de Informação e Comunicação.

 

ABSTRACT

Witch reflections and learning can we get in an English language internship experience in middle school? Having this question as a starting point, in this article we aim to do a reflexive study of qualitative nature about English teaching and learning mediated by discursive genres and information and communication technologies. From observation reports, we can describe and interpret an internship experience guided by a teaching proposal that links didactic sequence, webquest and technology. The research goes from studies of Gebhard (1999) and Ninin (2010) Bakhtin (1979), Marcuschi (2010), Dolz and Scheneuwly (2004), Dodge (1995) and March (2003). In methodology, the research process involved observation and data collection of 12 classes taught by teachers in early formation at UNIFESSPA, in an 8th year English class at Marabá (PA). Results show that: 1) trainees implemented a distinctive proposal that promoted magazine covers’ production and dissemination, also explored mental and linguistic capacities in reading, writing and English linguistic analysis learning, mediated by technologies; 2) the observation task could exceed its initial purpose of data collection, serving as a support to the trainees work and also to the work methodology awareness for the researchers involved in this project and 3) the relevance of this experience focuses on teachers in early formation’s literacy, improving and developing genrer studies for educational purposes, integrating it with technology use.

Keywords: Teaching practice observations. Discursive genre. Information and Communication Technologies.

Biografía del autor/a

Tânia Maria Moreira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Possui doutorado (2012) e mestrado (2003) em Letras pela UFSM, especialização em Informática Educativa pela UFRGS (1999) e especialização em Português (1989) e graduação (1985)em Letras - Licenciatura Plena, pela FAFISB. Tem experiência nas áreas de Letras (com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, atuando na Educação Básica, bem como no Ensino Técnico), de Pedagogia e de Informática Educativa (com ênfase na formação inicial e continuada de professores, na modalidade presencial e a distância). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá/PA.

Camila Solino Rodrigues, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Atualmente é estudante da graduação em Letras Português na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e intérprete e tradutora das línguas inglesa e espanhola na empresa Norte Hidráulica. Tem experiência com tecnologia e em pesquisas na área de Letras, com ênfase em Linguística.

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Publicado

2016-05-31

Cómo citar

Moreira, T. M., & Rodrigues, C. S. (2016). Observação de aulas de estágio no ensino de língua inglesa mediado pelo uso das tecnologias de informação e comunicação e gênero discursivo. DESAFIOS, 2(2), 64–84. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v2n2p64

Número

Sección

Artigos