Observação de aulas de estágio no ensino de língua inglesa mediado pelo uso das tecnologias de informação e comunicação e gênero discursivo
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v2n2p64Keywords:
Observações de práticas de ensino. Gênero discursivo. Tecnologias de Informação e Comunicação.Abstract
Quais reflexões e aprendizados podemos levantar em uma experiência de estágio de Língua Inglesa no Ensino Fundamental? Tendo como ponto de partida este questionamento, neste artigo objetivamos realizar um estudo reflexivo de cunho qualitativo sobre o ensino e aprendizagem de Inglês mediado por gêneros discursivos e tecnologias de informação e comunicação. A partir de relatos de observações, descrevemos e interpretamos uma experiência de estágio orientada por uma proposta de ensino que associa o uso de sequência didática, webquest e tecnologia. A pesquisa parte de estudos de Gebhard (1999) e Ninin (2010), Bakhtin (1979), Marcuschi (2010), Dolz e Scheneuwly (2004), Dodge (1995) e March (2003). Na metodologia, o processo de investigação envolveu a observação e a coleta de dados de 12 aulas ministradas por professoras em formação inicial da UNIFESSPA, em uma turma de 8º ano, na disciplina de Língua Inglesa em Marabá (PA). Resultados apontam que: 1) as estagiárias implementaram uma proposta diferenciada que fomentou a produção e divulgação de capas de revistas e explorou capacidades mentais e linguísticas na aprendizagem de leitura, escrita e análise linguística do Inglês, mediado pelo uso de tecnologias; 2) o trabalho de observação conseguiu ultrapassar o intuito inicial de coleta de dados, servindo de suporte ao trabalho das estagiárias e de conscientização de metodologia de trabalho aos pesquisadores envolvidos no projeto e 3) a relevância desta experiência se centra no letramento de professores em formação inicial, aprimorando e desenvolvendo os estudos de gênero para fins educacionais, integrando o uso das tecnologias.
Palavras-chave: Observações de práticas de ensino. Gênero discursivo. Tecnologias de Informação e Comunicação.
ABSTRACT
Witch reflections and learning can we get in an English language internship experience in middle school? Having this question as a starting point, in this article we aim to do a reflexive study of qualitative nature about English teaching and learning mediated by discursive genres and information and communication technologies. From observation reports, we can describe and interpret an internship experience guided by a teaching proposal that links didactic sequence, webquest and technology. The research goes from studies of Gebhard (1999) and Ninin (2010) Bakhtin (1979), Marcuschi (2010), Dolz and Scheneuwly (2004), Dodge (1995) and March (2003). In methodology, the research process involved observation and data collection of 12 classes taught by teachers in early formation at UNIFESSPA, in an 8th year English class at Marabá (PA). Results show that: 1) trainees implemented a distinctive proposal that promoted magazine covers’ production and dissemination, also explored mental and linguistic capacities in reading, writing and English linguistic analysis learning, mediated by technologies; 2) the observation task could exceed its initial purpose of data collection, serving as a support to the trainees work and also to the work methodology awareness for the researchers involved in this project and 3) the relevance of this experience focuses on teachers in early formation’s literacy, improving and developing genrer studies for educational purposes, integrating it with technology use.
Keywords: Teaching practice observations. Discursive genre. Information and Communication Technologies.
References
DODGE, B. 2015. What is a WebQuest? Disponível em: <http://webquest.org/>. Acesso em 28/07/2015.
DOLZ, J. NOVERRAZ, M. SCHNEUWLY, B. 2004. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: R. ROJO; G. CORDEIRO, Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, Mercado de Letras, p. 81-108.
GAMA, N. SILVA, M. 2015. Webquest Capa de Revista. Disponível em: <https://sites.google.com/site/webquestcapaderevista/home>. Acesso em 28/07/2015.
GALVÃO, A. P. 2014. Ensino de Língua Portuguesa na perspectiva do letramento digital. TCC/PARFOR 2014.
GEBHARD, J. 1999. Seeing Teaching Differently through Observation. In.: J. G. GEBHARD; R. OPRANDY (eds), Language teaching awareness. Cambridge, Cambridge University Press. Disponível em <https://www.academia.edu/1458485/Seeing_teaching_differently_through_observation>. Acesso em 29/03/2016.
GOMES, L. F. 2011. Hipertexto no cotidiano escolar. 1ª ed., São Paulo, Cortez, 120 p.
LIMA, G. SOUZA, S. ZAMORA, M. 2015. Novas tecnologias educacionais e seus desafios. DESAFIOS: Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins – V. 2 – n. 01. p. 79-95, jul/dez.
MARCH, T. 2003. What WebQuests (really) are. Disponível em: <http://tommarch.com/writings/what-webquests-are/>. Acesso em 28/07/2015.
MARCUSCHI, L. 2010. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: A. DIONÍSIO; A. MACHADO; M. BEZERRA, Gêneros textuais & ensino, São Paulo, Parábola Editorial, p. 19 - 38.
MARCUSCHI, L. 2005. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: A. KARWOSKI; B. GAYDECZKA; K. BRITO, Gêneros textuais: reflexões e ensino, Palmas e União da Vitória, Kayagangue, p. 17 - 33.
NETO, J. C. da S. 2011. Utilização das tic no ensino de português: o olhar revelador dos professores. Vol. 9, jul/dez 2011. Disponível em: <http://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2269>. Acesso em 10/02/2015.
NININ, M.O. 2010. O Fio da Meada – Descortina-se a Prática Da Observação: Uma perspectiva Crítica. São Paulo, Pedro e João Editores, 128 p.
ROSA, A. SILVA, M. 2015. Mídias na educação e formação de professores: por uma convergência dialógica. DESAFIOS: Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins – V. 2 – n. 01. p. 67-78, jul/dez. 2015.
XAVIER, A. 2013. A era do hipertexto: linguagem e tecnologia. 2ª ed., Recife, Pipa Comunicação, 227 p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.