A querela entre antigos e modernos: genealogia da modernidade da modernidade - principais ideias
Palabras clave:
Modernidade, História, Ciência Sociais.Resumen
RESUMO
Em finais de séculos muitas questões constantes são renovadas na cultura ocidental. No final do século XV, questionava-se a arte com relação à natureza, por meio de debate em torno de imitação e da representação. O final do século XVI anunciou a razão social e a sociologia das imagens, o que propiciou a discussão da figura e da alegoria num cenário laico e religioso. Nessa passagem, essa ruptura tinha efeito com os sistemas dogmáticos do barroco e a introdução da cientificidade dos modos de produção, revelando uma razão de qualidade e emancipação para uma consciência de liberdade vista por um mundo de consciência estética e distinguido pelo domínio do progresso.
Palavras-chaves: Modernidade; História; Ciência Sociais; Filosofia.
ABSTRACT
At the end of centuries renewed many questions are contained in Western culture. At the end of the fifteenth century, wondered if the art about nature, through discussion on imitation and representation. The end of the century XVI announced the corporate and the sociology of images, which led to the discussion of figure and allegory in a secular and religious landscape. In this passage, this effect had to break the dogmatic systems of the Baroque and the introduction of scientific methods of production, revealing a reason for emancipation and quality consciousness of freedom as seen by a world of aesthetic awareness and distinguished by the dominance of progress.
Key-words: Modernity, History, Information Science; Philosophy.
RESUMENAl final de muchos siglos constantes preguntas son renovados en la cultura occidental. A finales del siglo XV, en tela de juicio es la técnica referente a la naturaleza, a través del debate en la imitación y la representación. El final del siglo XVI anunció la razón social y la sociología de las imágenes, lo que llevó a la discusión de la figura y la alegoría en una escena secular y religiosa. En este pasaje, la ruptura tuvo efecto con los sistemas dogmáticos barrocas y la introducción de métodos científicos de producción, que revela una relación entre la calidad y la emancipación de la libertad de conciencia, vista a través de un mundo de la conciencia estética y distinguido por el progreso del dominio. Palabras clave: Modernidad; la historia; Ciencias Sociales; Filosofía.
Citas
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 7ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
RODRIGUES, A.E.M. A querela entre antigos e modernos: genealogia da modernidade. In: RODRIGUES, A.E.M; FALCON, F.J.C. Tempos modernos: ensaios de história cultural. São Paulo: Civilização Brasileira, 2000. p. 241-285.
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