O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CONSTITUIÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES INDÍGENAS AMAZONENSES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_4

Resumen

Neste estudo serão abordadas questões relacionadas ao Estágio em Docência realizado na Disciplina de Estágio III do curso de Formação de Professores Indígenas, da Universidade Federal do Amazonas. Nosso objeto de estudo trata do Estágio Supervisionado na Formação Inicial de professores Indígenas. Posto isto, buscamos responder ao seguinte questionamento: Quais as contribuições da disciplina de Estágio III nos processos formativos de professores indígenas com as práticas Matemáticas? Assim sendo, objetivamos compreender os resultados de processos formativos de professores no que se refere as aprendizagens constituídas na disciplina de Estágio III. Para tanto, utilizamo-nos de uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa participante. A recolha de informações foi subsidiada pelo percurso formativo, via Google Meet, com a participação de 10 (dez) estudantes indígenas em formação inicial. Com relação aos resultados alcançados, destacamos, a materialização dos Instrumentos Didáticos Indígenas (IDI’s) para auxiliar futuras práticas docentes no ensino das Matemáticas do Cotidiano Escolar Indígena com a utilização do Material Concreto Indígena, a partir de situações-problemas do cotidiano; bem como, a constituição da identidade profissional docente a partir da valorização da cultura, da língua, das tradições e do entrelaçamento entre os saberes da academia e os saberes da tradição indígena.

Biografía del autor/a

Luzia Braga Pereira de Melo, Universidade Federal do Amazonas

Licenciada em Letras e Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Especialista em Letramento Digital pela UEA e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela UNIASSELVI; Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM); Doutoranda em Educação pelo PPGE/Faced/UFAM; Professora Estatutária dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Secretaria de Estado da Educação e Desporto Escolar do Amazonas (SEDUC/AM). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Investigativas em Educação Matemática (GEPIMat)/UFAM/CNPq.

Rosilei Cardozo Moreira

Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Norte (UNINORTE) e Educação Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Mestra em Matemática pelo PROFMAT/UFAM. Professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação e Desporto Escolar do Amazonas (SEDUC/AM) atuando no Centro de Formação de Profissional Pe. José Anchieta (CEPAN). Atua na área de Matemática, com ênfase em Etnomatemática, Educação Matemática, Metodologias Ativas, Ensino Híbrido, Sala de Aula Invertida, Ensino mediado por Tecnologias e Formação de Professores. 

Gerson Ribeiro Bacury

Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Especialista em Metodologia do Ensino Superior no PPGE/Faced/UFAM; Mestre em Educação no PPGE/Faced//UFAM; Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas. Área de concentração: Educação Matemática, no Instituto de Educação Matemática e Científica (Iemci)/UFPA e Pós-Doutor em Educação em Ciências e Matemática, na Rede de Educação Científica e Matemática (Recima) composta pela UNIFESSPA, UFNT e UFMA. Atua nas áreas da Educação Matemática, Educação Matemática em contextos de Diversidade Sociocultural; Etnomatemática e Formação de Professores que ensinam Matemática. É Professor Efetivo da UFAM no Departamento de Educação Escolar Indígena (DEEI)/Faced; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)/Faced/UFAM; líder do Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Investigativas em Educação Matemática (GEPIMat)/UFAM/CNPq; e, vice-líder do Grupo de Estudo e de Pesquisa em Sistemas Socioculturais de Educação Matemática (SISMAT)/UFT/CNPq.

Elisangela Aparecida Pereira de Melo, Unversidade Federal do Norte do Tocantins

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Fundação Universidade do Tocantins; Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará 2016. Professora efetiva da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, Educação Matemática, Etnomatemática, Educação Escolar Indígena e Educação Etnomatemática. Tutora do Grupo PET/Conexões de Saberes Indígenas. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim)/UFNT/Cimba. Líder do Grupo de Estudo e de Pesquisa em Sistemas Socioculturais de Educação Matemática (SISMAT)/UFNT, e, vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Investigativas em Educação Matemática (GEPIMat)/UFAM.

Publicado

2024-06-28

Cómo citar

Braga Pereira de Melo, L., Cardozo Moreira, R., Ribeiro Bacury, G., & Pereira de Melo, E. A. (2024). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CONSTITUIÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES INDÍGENAS AMAZONENSES . DESAFIOS, 11(4). https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_4

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