ESTÁGIO COM PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENDÊNCIAS EM ARTIGOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_2

Resumen

A investigação sobre a própria prática é fundamental para a melhoria da formação docente em perspectivas críticas. Na formação inicial, o estágio supervisionado é um espaço privilegiado para o exercício da investigação sobre a própria prática. Nessa perspectiva, esta pesquisa objetivou mapear e analisar os trabalhos sobre estágio com pesquisa na área de Ensino de Ciências. Foi realizada uma análise de artigos publicados em periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências entre 2000 a 2021. O corpus foi constituído de 15 artigos que apresentam investigações sobre estágio com pesquisa. Percebeu-se que ainda são poucos os trabalhos na área de Ensino de Ciências que tratam do estágio com pesquisa, e que 66,7% dos artigos analisados foram publicados nos últimos cinco anos do período analisado, evidenciando uma tendência de crescimento do interesse dos pesquisadores da área por essa temática. Além disso, foram identificados seis grupos temáticos que agrupam os focos de investigação destes artigos: reflexão sobre a prática no estágio; transformação de sentidos sobre o estágio e docência; articulação curricular nos cursos de formação inicial de professores; modelos e importância do estágio com pesquisa; estágio com pesquisa articulado com projetos de intervenção e desenvolvimento docente.

Publicado

2024-06-28

Cómo citar

de Oliveira Rabelo, L., Vital dos Santos Abib, M. L., & Higa, I. (2024). ESTÁGIO COM PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENDÊNCIAS EM ARTIGOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS. DESAFIOS, 11(4). https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_2