ESTÁGIO COM PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENDÊNCIAS EM ARTIGOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_2Abstract
A investigação sobre a própria prática é fundamental para a melhoria da formação docente em perspectivas críticas. Na formação inicial, o estágio supervisionado é um espaço privilegiado para o exercício da investigação sobre a própria prática. Nessa perspectiva, esta pesquisa objetivou mapear e analisar os trabalhos sobre estágio com pesquisa na área de Ensino de Ciências. Foi realizada uma análise de artigos publicados em periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências entre 2000 a 2021. O corpus foi constituído de 15 artigos que apresentam investigações sobre estágio com pesquisa. Percebeu-se que ainda são poucos os trabalhos na área de Ensino de Ciências que tratam do estágio com pesquisa, e que 66,7% dos artigos analisados foram publicados nos últimos cinco anos do período analisado, evidenciando uma tendência de crescimento do interesse dos pesquisadores da área por essa temática. Além disso, foram identificados seis grupos temáticos que agrupam os focos de investigação destes artigos: reflexão sobre a prática no estágio; transformação de sentidos sobre o estágio e docência; articulação curricular nos cursos de formação inicial de professores; modelos e importância do estágio com pesquisa; estágio com pesquisa articulado com projetos de intervenção e desenvolvimento docente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Leandro de Oliveira Rabelo, Maria Lucia Vital dos Santos Abib, Ivanilda Higa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.