ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: QUAIS AS PERCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS E AS HABILIDADES SOECIOEMOCIOAIS CONSTRUÍDAS?
DOI:
https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_8Resumen
O Estágio tem como objetivo a observação e execução orientada de práticas educacionais, de acordo com os conhecimentos teórico e prático obtidos ao longo do curso superior. Nesta pesquisa está apresentada as percepções dos futuros professores em relação ao Estágio e as contribuições do Estágio para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Para tal, foi feita analise de conteúdo dos relatórios de Estágio entregue ao final da disciplina. Como resultado foi observado como pontos positivos: percepção dos acadêmicos que o Estágio atua como ferramenta de desenvolvimento profissional, a possibilidade de conhecer o ambiente escolar, a observação da relação entre o Estágio e o que foi aprendido durante a graduação e a percepção de que cada aluno é único e por tanto habilidades específicas precisam ser desenvolvidas o tempo todo pelo professor. Os pontos negativos estavam principalmente relacionados à organização escolar: turmas lotadas, alunos não demonstram interesse no aprendizado e infraestrutura precária. Em relação as questões socioemocionais, os acadêmicos desenvolveram: empatia, confiança, socialização, comunicação, liderança e autoconfiança. Portanto é possível concluir que o Estágio opera dentro da sua finalidade que é a prática docente. E mais ainda, colabora com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais imprescindíveis para a atuação dos futuros professores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Tatiane do Nascimento Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.