ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: QUAIS AS PERCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS E AS HABILIDADES SOECIOEMOCIOAIS CONSTRUÍDAS?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_8

Abstract

O Estágio tem como objetivo a observação e execução orientada de práticas educacionais, de acordo com os conhecimentos teórico e prático obtidos ao longo do curso superior. Nesta pesquisa está apresentada as percepções dos futuros professores em relação ao Estágio e as contribuições do Estágio para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Para tal, foi feita analise de conteúdo dos relatórios de Estágio entregue ao final da disciplina. Como resultado foi observado como pontos positivos: percepção dos acadêmicos que o Estágio atua como ferramenta de desenvolvimento profissional, a possibilidade de conhecer o ambiente escolar, a observação da relação entre o Estágio e o que foi aprendido durante a graduação e a percepção de que cada aluno é único e por tanto habilidades específicas precisam ser desenvolvidas o tempo todo pelo professor. Os pontos negativos estavam principalmente relacionados à organização escolar: turmas lotadas, alunos não demonstram interesse no aprendizado e infraestrutura precária. Em relação as questões socioemocionais, os acadêmicos desenvolveram: empatia, confiança, socialização, comunicação, liderança e autoconfiança. Portanto é possível concluir que o Estágio opera dentro da sua finalidade que é a prática docente. E mais ainda, colabora com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais imprescindíveis para a atuação dos futuros professores.

Published

2024-06-28

How to Cite

do Nascimento Lima, T. (2024). ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: QUAIS AS PERCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS E AS HABILIDADES SOECIOEMOCIOAIS CONSTRUÍDAS? . DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(4). https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_8