REDUÇÃO DA GRAMATURA DE GARRAFAS PET DO REFRIGERANTE DE SABOR UVA: O IMPACTO NA QUALIDADE E SEGURANÇA
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_18970Resumo
O refrigerante é uma bebida não alcoólica, carbonatada, com a adição de açúcar, água potável e de extrato vegetal ou suco, sendo um produto muito apreciado pelos consumidores por conta de suas características sensoriais. Com a finalidade de diminuir o custo de fabricação do produto, e ter uma produção mais sustentável, tem-se buscado a redução da gramatura das embalagens PET. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a influência da redução da gramatura de garrafas PET, na qualidade e segurança do refrigerante sabor uva. Para isso, foram realizadas as análises de teor de dióxido de carbono (CO2) na bebida, sólidos solúveis totais (SST) e contagem de bolores e leveduras. Assim, foi observado que a redução da gramatura da garrafa PET influenciou nas concentrações de CO2 e SST, levando a uma diminuição e um aumento dessas variáveis respectivamente. Já para a contagem de bolores e leveduras, não houve influência. Com isso, observou-se que é necessário mais estudos e análises para que a empresa possa realizar a diminuição da gramatura da garrafa PET do refrigerante de uva de 250mL seguindo seus padrões de envase sem que possa interferir na qualidade do produto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ayla de Lucena Araújo, Tatiana de Oliveira Lemos, Virgínia Kelly Gonçalves Abreu, Ana Lúcia Fernandes Pereira, Tádila Alves Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
