AS EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES FORMATIVAS NA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REMOTO E PRESENCIAL

Autores/as

  • ROQUE LUIZ BIKEL Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)/Mestrando https://orcid.org/0000-0003-2019-2049
  • PIETRO NICOLAS RODRIGUES MACHADO Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)/Graduando
  • Larissa Cerignoni Benites Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)/Professora adjunta

DOI:

https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_17

Resumen

Este relato tem como objetivo relatar as experiências advindas do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) no ensino remoto emergencial (ERE) e presencial. Trata-se de um relato de abordagem qualitativa que apresenta em seu desenvolvimento as percepções de um estagiário sobre esses dois momentos, buscando evidenciar dificuldades e possibilidades sobre sua formação docente. Dessa forma, se destaca as experiências no ERE que oportunizaram a compreensão da dinâmica das práticas pedagógicas na medida em que nos deparamos com situações que envolvem o ensino e a aprendizagem, tais como: análise de documentos, criação de videoaula e colcha de retalhos. Já no estágio presencial emergiram particularidades sobre a realidade da escola e sua complexidade, a relação teoria e prática, postura profissional e fazeres docentes.  Assim, houve a oportunidade de ir percebendo a própria construção para docência, além de realizar reflexões oportunizadas pelos professores e o contato com os alunos. Por fim, em ambos ECS houve desafios, (re)construções, conquistas que permitiram olhar para as exigências da profissão, superando impressões prévias, destacando aprendizados e fortificando a escolha profissional.

Publicado

2024-06-28

Cómo citar

BIKEL, R. L., RODRIGUES MACHADO, P. N., & Cerignoni Benites, L. (2024). AS EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES FORMATIVAS NA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REMOTO E PRESENCIAL. DESAFIOS, 11(4). https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_17