AS EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES FORMATIVAS NA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REMOTO E PRESENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_17Abstract
Este relato tem como objetivo relatar as experiências advindas do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) no ensino remoto emergencial (ERE) e presencial. Trata-se de um relato de abordagem qualitativa que apresenta em seu desenvolvimento as percepções de um estagiário sobre esses dois momentos, buscando evidenciar dificuldades e possibilidades sobre sua formação docente. Dessa forma, se destaca as experiências no ERE que oportunizaram a compreensão da dinâmica das práticas pedagógicas na medida em que nos deparamos com situações que envolvem o ensino e a aprendizagem, tais como: análise de documentos, criação de videoaula e colcha de retalhos. Já no estágio presencial emergiram particularidades sobre a realidade da escola e sua complexidade, a relação teoria e prática, postura profissional e fazeres docentes. Assim, houve a oportunidade de ir percebendo a própria construção para docência, além de realizar reflexões oportunizadas pelos professores e o contato com os alunos. Por fim, em ambos ECS houve desafios, (re)construções, conquistas que permitiram olhar para as exigências da profissão, superando impressões prévias, destacando aprendizados e fortificando a escolha profissional.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 ROQUE LUIZ BIKEL, PIETRO NICOLAS RODRIGUES MACHADO, Larissa Cerignoni Benites
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.