EXPANDINDO O ESCOPO DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA COM SIMULAÇÕES EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
a extensão universitária na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.20873/piip_17410Resumen
Las simulaciones en Organizaciones Internacionales son una herramienta importante para la enseñanza y el aprendizaje activo en Relaciones Internacionales. El Proyecto de Innovación Pedagógica (PIP) Simulaciones en Relaciones Internacionales (SimulaRI), de la Universidad Federal de Tocantins (UFT), desarrolló, en 2022, una experiencia con estudiantes de educación superior de la UFT y del Instituto Federal de Tocantins (IFTO), pero también con el liceo IFTO, a través de su inclusión en la asignatura de Geografía en el tercer año de bachillerato en el Campus de Porto Nacional. Las simulaciones tuvieron lugar sobre el funcionamiento del Consejo Económico y Social (ECOSOC). Para medir la aplicación de la metodología de enseñanza y aprendizaje activo se realizaron cuestionarios (debriefings) y el seguimiento de los resultados reveló el impacto altamente positivo de la herramienta activa en el proceso de aprendizaje de los estudiantes encuestados. Complementariamente, los resultados mostraron que además de ser una herramienta para desarrollar actividades de extensión, lo que incrementa la difusión del curso en la región, el proyecto también sirve para fidelizar a la comunidad estudiantil al curso.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Jan Marcel de Almeida Freitas Lacerda, Italo Beltrão Sposito , Ludimilla Coelho dos Santos, Ana Sofia Guimarães Menezes, Carla Ramos Corado, Mayna Gabriella da Costa Kavalerski, Sâmia Regina Pereira Rodrigues da Silva, Maria de Fátima Nascimento Rodrigues Leite, Ramon Pereira Lima, Wellyda de Araújo Vieira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.