PROTOCOLOS E ROTINAS DE CUIDADO EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO NEONATAL CONTRA A COVID-19:
SCOPING REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_16475Resumen
OBJETIVO: Mapear lo que dice la literatura sobre la atención en salud de casos sospechosos y/o confirmados de infección por Coronavirus 2019 en unidades neonatales y proponer un protocolo. MÉTODOS: Se trata de la construcción de un protocolo de atención a partir de una revisión de alcance realizada entre diciembre/2021 y febrero/2022. Se basó en PRISMA-ScR y el protocolo JBI para la revisión del alcance. Comenzó con la pregunta: “¿Qué evidencia hay disponible sobre la atención de casos sospechosos/confirmados de COVID-19 en unidades neonatales?”. La búsqueda se realizó en las bases: CINAHL, LILACS, MEDLINE; ESCOPUS; Web de la Ciencia; ScienceDirect, Cochrane y Embase e incluyó 19 artículos. RESULTADOS: La mayoría de estos de los Estados Unidos; publicado en 2020; y con prueba VII. Las publicaciones abordan el uso de Equipos de Protección Individual por parte de los profesionales de la salud, cribado y separación de pacientes sospechosos/confirmados y no infectados, testeo de RN, mantenimiento del alojamiento conjunto en caso de condiciones clínicas favorables, fomento de la lactancia materna, restricción del tránsito de personas, orientación a la madre sobre precauciones y alta del RN. CONCLUSIÓN: Se espera que el protocolo pueda apoyar la conducta de los profesionales en los servicios de atención neonatal.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Islla pimentel de Souza , Letícia Marianny Freitas de Oliveira, Hallana Laisa de Lima Dantas, Jhenyff de Barros Remigio Limeira, Ingrid Martins Leite Lúcio

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
