COMPARACIÓN FARMACOECONÓMICA ENTRE MEDICAMENTOS Y FITOTERAPIA UTILIZADOS EN EL TRATAMIENTO DE LA DEPRESIÓN
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv9-14460Resumen
La depresión es un trastorno mental caracterizado por tristeza, pérdida de interés y baja autoestima, entre otros. Entre los tratamientos de elección se encuentran las psicoterapias, los antidepresivos (drogas sintéticas) y las plantas medicinales - fitoterapia. Se estima que la depresión y la ansiedad son responsables de una pérdida anual de productividad de más de un billón de dólares. Cuando se trata de estudios de costo-efectividad para determinar cuál sería el mejor medicamento de referencia para el tratamiento de la depresión, los estudios son escasos o inexistentes en la mayoría de los países. De esta forma, el presente estudio busca comparar los fármacos antidepresivos con los fitoterápicos utilizados en el tratamiento de la depresión en cuanto a su costo-efectividad, exponiendo además el enfrentamiento de los efectos secundarios de cada uno, en los municipios de Palmas, Araguaína y Gurupi. en el Estado de Tocantins. Se evaluó el análisis costo-beneficio considerando el costo promedio de medicación por día de tratamiento y menor número de efectos secundarios, y se realizó una comparación de precios entre la adquisición de medicamentos en droguerías o farmacias y comparación de precios entre las ciudades de estudio.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.