Aula Invertida: limitaciones y posibilidades en la Educación Universitaria
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv1n123-13908Resumen
Las metodologías activas de aprendizaje son fundamentales, situando al alumno como protagonista de su propio aprendizaje. Entre estas metodologías, tenemos el Aula Invertida, que puede permitir que el alumno sea un participante activo y no simplemente un receptor de información. Este artículo tiene como objetivo presentar y discutir un Proyecto de Innovación Pedagógica (PIP) desarrollado en una institución de educación superior (IES), analizando la percepción de monitores, docentes y estudiantes, según la experiencia con la metodología Aula Invertida. Verificamos que existen desafíos en cuanto a la implementación de metodologías activas entre los docentes, pero que aún muchos docentes están interesados en aprender un poco más sobre el tema. Desde la perspectiva de los alumnos y monitores involucrados, fueron unánimes en afirmar que las actividades del proyecto trajeron beneficios para los involucrados. A la vista de las respuestas a los cuestionarios, nos dimos cuenta de que el programa cumplió con lo propuesto, y que los estudiantes se sintieron satisfechos con el proyecto, lo que resalta la importancia de seguir trabajando con este tipo de enfoque.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 ELAINY CRISTINA ALVES MARTINS OLIVEIRA, LAINA PIRES ROSA, DANIELLY LOPES DE OLIVEIRA, BIANCA BATISTA DE ANDRADE, DOUGLAS MARTINS DE OLIVEIRA BESSA , MARCELA OLVEIRA FERREIRA , GABRIEL NASCIMENTO CIRIBELLI, TALESSA RODRIGUES SOUSA, NICOLAS NASCIMENTO CIRIBELLI
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.