Flipped Classroom: limitations and possibilities in University Education
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv1n123-13908Abstract
Active learning methodologies are essential, placing the student as the protagonist of their own learning. Among these methodologies, the Flipped Classroom allows the learner to be an active participant and no longer simply a receiver of information. This article aims to present and discuss a Pedagogical Innovation Project (PIP) developed at a university, analyzing the perception of monitors, professors and students, according to their experience with the Flipped Classroom. We found that there are challenges regarding the implementation of active methodologies among teachers, but that still many teachers are interested in learning more about the subject. From the perspective of students and monitors, they were unanimous in stating that the project activities brought benefits to those involved. In view of the responses to the questionnaires, we realized that the program met what was proposed, and that the students felt satisfied with the project, which highlights the importance of continuing to work with this type of approach.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 ELAINY CRISTINA ALVES MARTINS OLIVEIRA, LAINA PIRES ROSA, DANIELLY LOPES DE OLIVEIRA, BIANCA BATISTA DE ANDRADE, DOUGLAS MARTINS DE OLIVEIRA BESSA , MARCELA OLVEIRA FERREIRA , GABRIEL NASCIMENTO CIRIBELLI, TALESSA RODRIGUES SOUSA, NICOLAS NASCIMENTO CIRIBELLI
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.