A SUPPORT TOOL TO IMPROVE COURSE CREDIT TRANSFER IN AN EDUCATION INSTITUTION
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv9-13388Resumen
Los procesos de equivalencias de transferencia de cursos deben verificar la compatibilidad o equivalencia entre estos componentes curriculares. En las instituciones educativas, los docentes evalúan manualmente dichos procesos de decisión sin ningún tipo de soporte tecnológico. Para determinar si los cursos a los que asisten los estudiantes en sus instituciones de origen pueden ser aceptados, los docentes realizan comparaciones entre los contenidos de ambos cursos (cursados y solicitados). Aliado a esto, el volumen semestral de estos procesos hace que el análisis sea tedioso, lento, propenso a errores y constantemente desafiado por las partes interesadas. Así, este trabajo tiene como objetivo el desarrollo de una herramienta de decisión basada en técnicas de Procesamiento del Lenguaje Natural (PNL) que ayude a identificar la equivalencia de disciplinas a través del análisis de sus contenidos. El propósito de la herramienta de decisión es apoyar a los docentes durante la evaluación de procesos para aprovechar estos componentes curriculares. Para evaluar el desempeño del sistema, construimos un conjunto de datos que contiene las evaluaciones de los maestros en procesos reales de equivalencias de cursos. Este conjunto de datos fue el estándar de oro (punto de referencia) para las pruebas computacionales. Las métricas utilizadas en las pruebas para la evaluación de la técnica propuesta incluyeron curva AUROC, Precisión y Medida F.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.