MODELAGEM MATEMÁTICA E A TECNOLOGIA: BREVES CONSIDERAÇÕES

Autores/as

  • Paulo ALexandre Oliveira UFT
  • Francisco Mesquita dos Santos Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsupl2022-13084

Resumen

O presente artigo consta de uma abordagem descritiva qualitativa, sobre o desenvolvimento da Modelagem Matemática (M.M.) ocorrido nos últimos 30 anos, no Brasil e no cenário internacional. Utilizou-se como fonte de pesquisa os artigos acadêmicos e livros encontrados através do buscador google acadêmico utilizando as palavras chaves: Modelagem Matemática, Ensino da matemática, NTICs, computador e internet. Os principais objetivos da pesquisa foram investigar o ensino da matemática através da modelagem matemática na educação básica, fazer  levantamentos e mapeamentos da principais conferências, congressos e seminários que aconteceram nos dois cenários sobre a temática, e ainda, levantar como foram utilizadas as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs). Conclui-se que a modelagem matemática é uma fonte rica para o ensino e a aprendizagem de matemática na sala de aula, porque relaciona o conteúdo matemático aos problemas cotidianos e as NTICs tem potencial para facilitar a aprendizagem dos alunos, aumentando o interesse dos alunos, conforme estabelecido na literatura.

Biografía del autor/a

Paulo ALexandre Oliveira, UFT

Professor de engenharia, eixo básico.

Publicado

2022-04-22

Cómo citar

Oliveira, P. A., & Santos, F. M. dos . (2022). MODELAGEM MATEMÁTICA E A TECNOLOGIA: BREVES CONSIDERAÇÕES. DESAFIOS, 9(Especial), 39–48. https://doi.org/10.20873/uftsupl2022-13084

Número

Sección

Artigos