Limitar el proceso de enseñanza y aprendizaje de los conceptos de probabilidad
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftsupl2022-12792Resumen
El documento presentado discute las principales limitaciones que actúan como agentes que obstaculizan y minimizan el aprendizaje del tema Probabilidad en la escuela secundaria. Inicialmente, se describen las habilidades y competencias definidas para la enseñanza de las probabilidades de acuerdo con los Parámetros Curriculares Nacionales (PCN). Luego, se presenta una investigación bibliográfica que demuestra la importancia, junto con los obstáculos encontrados, para abordar el tema. Se realiza un análisis de la estructuración y formulación de algunos problemas, destacando las situaciones que implican una contextualización e interdisciplinariedad de los términos enumerados. Las consideraciones finales señalan las limitaciones relacionadas con la formación del profesorado, el uso mecanizado de fórmulas y la elección de problemas sin contexto con la experiencia de los estudiantes. Sugestivamente, presenta una metodología basada en la elección de problemas que permite, de manera facilitadora, el desarrollo del proceso de enseñanza y aprendizaje de Probabilidad en la escuela secundaria.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.