Limiting the process of teaching and learning the concepts of probabilitye

Authors

  • José Ailton Rodrigues Soares Universidade Federal do Tocantins
  • Euvaldo de Souza Carvalho Universidade Federal do Tocantins
  • Onésimo Rodrigues Pereira Universidade Federal do Tocantins
  • Roney Feliciano da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Paulo Alexandre Oliveira Universidade Federal do Tocantins
  • Warley Gramacho da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Glêndara Aparecida de Souza Martins Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsupl2022-12792

Abstract

O trabalho apresentado debate a respeito dos principais limitadores que atuam como agentes que dificultam e minimizam a aprendizagem da temática Probabilidade no ensino médio. Inicialmente, descreve-se as habilidades e competências definidas para o ensino de Probabilidades segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Em seguida, é apresentado uma pesquisa bibliográfica que demonstra a importância, juntamente com os obstáculos encontrados, para abordagem do tema. Realiza-se uma análise de estruturação e formulação de alguns problemas, destacando as situações que envolvem uma contextualização e interdisciplinaridade dos temos elencados. As considerações finais apontam limitadores relacionados à formação de professores, uso mecanizado de fórmulas e escolha de problemas sem contexto com a vivência dos alunos. Em caráter sugestivo, apresenta-se uma metodologia baseada na escolha de problemas que permite, de modo facilitador, o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da Probabilidade no ensino médio.

Published

2022-04-26

How to Cite

Rodrigues Soares, J. A., de Souza Carvalho, E., Rodrigues Pereira, O., Feliciano da Silva, R., Alexandre Oliveira, P., Gramacho da Silva, W., & Aparecida de Souza Martins, G. (2022). Limiting the process of teaching and learning the concepts of probabilitye. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 9(Especial), 71–79. https://doi.org/10.20873/uftsupl2022-12792

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)