Limiting the process of teaching and learning the concepts of probabilitye
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftsupl2022-12792Abstract
O trabalho apresentado debate a respeito dos principais limitadores que atuam como agentes que dificultam e minimizam a aprendizagem da temática Probabilidade no ensino médio. Inicialmente, descreve-se as habilidades e competências definidas para o ensino de Probabilidades segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Em seguida, é apresentado uma pesquisa bibliográfica que demonstra a importância, juntamente com os obstáculos encontrados, para abordagem do tema. Realiza-se uma análise de estruturação e formulação de alguns problemas, destacando as situações que envolvem uma contextualização e interdisciplinaridade dos temos elencados. As considerações finais apontam limitadores relacionados à formação de professores, uso mecanizado de fórmulas e escolha de problemas sem contexto com a vivência dos alunos. Em caráter sugestivo, apresenta-se uma metodologia baseada na escolha de problemas que permite, de modo facilitador, o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da Probabilidade no ensino médio.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.