EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS DO ESTADO DO TOCANTIS

Autores/as

  • Heverton Silva de Camargos Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Jessica Nepomuceno Patriota Universidade Federal do Tocantins-UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsupl2022-12769

Resumen

Em meio a uma crise econômica, onde o desemprego é uma situação vivenciada em diversas famílias o indivíduo com um conjunto amplo de orientações e conhecimento sobre atitudes adequadas no planejamento e uso dos recursos financeiros, ou seja, com conhecimento em Educação Financeira, terá maior capacidade de suportar as dificuldades provocadas pela variação da economia. Portanto a falta de informação referente a esse conteúdo pode prejudicar a vida da população, no que diz respeito a fraudes, planejamento financeiro, propagandas enganosas, falsa percepção de valor final, entre outros. Buscando atender essa necessidade da população, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz as diretrizes para estimular o ensino dos temas envolvidos a Educação Financeira. Mais antes mesmo deste tema ser abordado pela BNCC, as escolas estaduais e municipais do Estado do Tocantins trabalhar essa temática desde 2010 nas salas de aula, com material didático disponível para os estudantes e professores e sendo referência para as demais instituições de ensino. Assim, este trabalho procura mostrar a importância do ensino da matemática financeira relacionada à realidade e cotidiano das pessoas, além de apresentar algumas ações realizadas no Estado que envolve esse tema.

Publicado

2022-04-22

Cómo citar

Silva de Camargos, H., & Nepomuceno Patriota, J. (2022). EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS DO ESTADO DO TOCANTIS. DESAFIOS, 9(Especial), 12–21. https://doi.org/10.20873/uftsupl2022-12769

Número

Sección

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