EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS DO ESTADO DO TOCANTIS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftsupl2022-12769Resumen
Em meio a uma crise econômica, onde o desemprego é uma situação vivenciada em diversas famílias o indivíduo com um conjunto amplo de orientações e conhecimento sobre atitudes adequadas no planejamento e uso dos recursos financeiros, ou seja, com conhecimento em Educação Financeira, terá maior capacidade de suportar as dificuldades provocadas pela variação da economia. Portanto a falta de informação referente a esse conteúdo pode prejudicar a vida da população, no que diz respeito a fraudes, planejamento financeiro, propagandas enganosas, falsa percepção de valor final, entre outros. Buscando atender essa necessidade da população, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz as diretrizes para estimular o ensino dos temas envolvidos a Educação Financeira. Mais antes mesmo deste tema ser abordado pela BNCC, as escolas estaduais e municipais do Estado do Tocantins trabalhar essa temática desde 2010 nas salas de aula, com material didático disponível para os estudantes e professores e sendo referência para as demais instituições de ensino. Assim, este trabalho procura mostrar a importância do ensino da matemática financeira relacionada à realidade e cotidiano das pessoas, além de apresentar algumas ações realizadas no Estado que envolve esse tema.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.