Financial education in schools in the state of Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftsupl2022-12769Abstract
Unemployment is a situation that is facing several families in the midst of an economic crisis. An individual with a broad set of guidelines and knowledge about the appropriate attitudes in planning and the use of financial resources, that is, the knowledge of Financial Education will have greater capacity to endure the difficulties caused by the economy variation. Therefore, the lacking of this information referring to this content can harm the population's welfare, regarding frauds, financial planning, misleading advertisements, and a false perception of the end value, among others. The National Common Curricular Base (BNCC) seeking to meet this need has provided guidelines to stimulate the teaching of the themes involving Financial Education. The state and municipal schools in the State of Tocantins have been working on this theme in classrooms with didactic material available to students and teachers since 2010 and has been a reference to other educational institutions even before addressed by the BNCC. Thus, this study seeks to show the importance of financial mathematics teaching in relation to the reality and the daily life of the people, besides presenting some actions that carried out in the State, which involves this theme.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.