ALIMENTARSE EN EL PRIMER AÑO DE VIDA: ENTENDER INTERVENIR
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv8-10657Resumen
Alimentarse en el primer año de vida es esencial; este período se caracteriza por el rápido crecimiento, desarrollo y formación de hábitos alimenticios. Este estudio se caracteriza por ser descriptivo, exploratorio, transversal y tiene como objetivo evaluar la ingesta de alimentos de los niños en el primer año de vida asistieron a las Unidades Básicas de Salud. La recopilación de datos se realizó aplicando un cuestionario semiestructurado con variables sociodemográficas y antropométricas de la madre estado nutricional del niño. El software SPSS (versión 22.0) se utilizó para el análisis estadístico. Para todas las pruebas, se adoptó el nivel de significancia del 5%. La prevalencia de la lactancia materna fue del 66,64% y del 23,64% de los niños con sobrepeso. El consumo de alimentos saludables se consideró satisfactorio, especialmente cuando se comparó el sexo femenino con masculino, con la excepción del consumo de verduras, que era baja en ambos sexos (14,13% mujeres y 13,04% hombres). Los hallazgos mostraron una importante introducción de alimentos clasificados como insalubres. El patrón de consumo inadecuado de alimentos identificado puede comprometer la salud del niño a corto y largo plazo. Es necesario priorizar las actividades de promoción y apoyo para una alimentación adecuada para los niños en la primera infancia.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.