Certificaciones como estratégia de actualizatión en la cadena de valor de leche en Palmas/TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv8-10506Resumen
La cadena láctea de Palmas, Tocantins, es socialmente relevante y tiene brechas que requieren intervención, como la alta informalidad. El propósito de este estudio fue enumerar las certificaciones que promueven el ascenso de los productores de leche a mejores posiciones dentro de la cadena de valor global de la leche en el municipio de Palmas. El estudio consistió en entrevistas a 58 actores de la cadena lechera de Palmas en octubre de 2019. El marco teórico adoptado fue la cadena de valor global, con foco en la dimensión de mejora, que considera las diferestes posibilidades de mejorar la posición de los actores en la cadena de valor. Hubo alta informalidad entre los productores entrevistados (77,5%), con solo el 10% vendiendo productos lácteos formalmente y el 5% con Sello Artesanal. Se notó interés en la formalización, aunque la información y la asimetría de poder son barreras importantes. Certificaciones como S.I.M., S.I.E., Sello Artesanal, Producto Orgánico y Leche A2 constituyen caminos de mejora, agregando mayor valor a los productos y seguridad financiera para el productor. La consecución de certificaciones depende de aspectos que involucran no solo a los actores de la cadena sino también al gobierno.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.