RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA)

A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS/AS DE HISTÓRIA

Autores

  • Daniel Bueno da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Rosária Helena Ruiz Nakashima Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018v5nEspecialp48

Resumo

Este artigo apresenta a análise da aplicação de um Recurso Educacional Aberto (REA), elaborado com o software Prezi, para a disciplina de História Antiga, do curso de História da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus Araguaína. Com intuito de compreender as perspectivas dos acadêmicos e acadêmicas sobre a intersecção REA e educação foi realizada uma pesquisa qualitativa, orientada pelas narrativas apresentadas em um grupo focal e respostas obtidas em um questionário com questões fechadas e abertas. As respostas foram analisadas a partir da metodologia “análise de conteúdo”, que possibilitou a identificação de três categorias que permitiram avaliar as potencialidades e as fragilidades do REA, além de dialogar, de forma crítica, com a base teórica que subsidiou referencialmente esta pesquisa. Os resultados apontaram que, apesar de as dificuldades a superar, os REA representam uma resposta às novas demandas sociais que exigem a revisão de práticas pedagógicas e adequação do currículo à realidade educacional na atualidade.

Palavras-chave: REA, Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), Ensino de História.

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

Silva, D. B. da, & Nakashima, R. H. R. (2018). RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA): A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS/AS DE HISTÓRIA. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 5(Especial), 48–59. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018v5nEspecialp48