PERCEPTIONS ON SUSTAINABILITY IN ENVIRONMENTAL EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018v5nEspecialp103Abstract
The present article seeks to present the perceptions of extractivists, from the extractive reserve of the Extremo Norte do Tocantins, and with these perceptions help other conceptions about what sustainability is. For this, it is fundamental to know and understand the relation of extractivists to their place. The methodology is guided by the phenomenological method. With this, we aim to abstain from previous knowledge about the phenomenon to be studied (sustainability), and we seek to understand the your essences from the experiences lived. Field visits and narratives were the procedures and techniques used in the research. The research directed us towards a path in which in the Extremo Norte RESEX, in a relation of human beings 'involvement with their peers and with the environment, sustainability takes place on the basis of the subjects' belonging to the place. Finally, we understand that Environmental Education can be constituted as resonances of the senses, lived experiences, and belonging present in the extractivists that inhabit RESEX Extremo Norte.
Keywords: Sustainability, Environmental Education, Extractive Reserve
References
COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro Comum. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991.
GARNICA, Antônio Vicente Marafioti. Algumas notas sobre pesquisa qualitativa e fenomenologia. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. São Paulo, v. 1, n. 1, p. 109-119, 1997.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
KOTSCHO, Ricardo. O massacre dos posseiros: conflito de terras no Araguaia-Tocantins. São Paulo: Brasiliense, 1981.
PENNA, Antônio Gomes. Percepção e realidade: introdução ao estudo da atividade perceptiva. 3. ed. Rio de Janeiro: Mercúrio Star, 1982.
REIGOTA, Marcos – O que é Educação Ambiental, São Paulo: Brasiliense, 2014.
ROCHA, Maria Regina Teixeira da. A rede socieconômica do babaçu no Bico do Papagaio-TO: dinâmicas da relação sociedade-natureza e estratégias de reprodução social agroextrativista. 2011. 270p. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) – Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
SOUZA, Lucas Barbosa e. Percepção Ambiental e a Fenomenologia de Husserl. In: SILVA Valéria Cristina, CORCÍNIO JUNIOR Givaldo Ferreira (Orgs). Natureza e representações imaginárias. Curitiba, Appris, 2013.
UFV/ICMBio. Apoio ao processo de identificação das famílias beneficiárias e diagnóstico socioprodutivo em Unidades de Conservação Federais. Viçosa-Brasília, 2014.
VASCONCELOS, Francisco Hebert Lima; RIBEIRO, Germano de Oliveira. Educação Ambiental Na Perspectiva de Transformação do Cotidiano: Relação Sociedade – Natureza. Recife: Imprima, 2015.
VELHO, Otávio Guilherme. Frentes de expansão e estrutura agrária: estudo do processo de penetração numa área da Transamazônica. 2ªed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.