COMICS
MOTIVATING MEANINGFUL LEARNING IN SCHOOL MATHEMATICS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018vol5n1p76Abstract
We develop our research to the Theory of Meaningful Learning in order to employ the Stories feature in Comics, as a previous organizer to develop activities related to reading, writing and plane Euclidean geometry notions in order to announce that the use of this resource can cause intrinsic motivation in students, thus promoting meaningful learning in mathematics. The methodology is characterized as qualitative and allowed us to reflect on the use of comic books in mathematics teaching, as well as the development of an interdisciplinary intervention with students of the fourth year of elementary school in a public school located in the city Belém Pará state. We found, to our research, the stories feature in Comics can be used in teaching mathematics as prior and provocative organizer of intrinsic motivation for Meaningful Learning to promote notions of this field, in addition to enabling the work in interdisciplinary and contextualized perspective.
Keywords: Meaningful Learning, Intrinsic motivation, Advance organizer, Comics.
References
AUSUBEL, D. P.; NOVAK. J. D.; ANESIAN,H.Psicologia educacional.2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. OS quadrinhos (oficialmente) na escola: dos PCN ao PNBE. In: VERGEURIRO, W.; RAMOS, P. (Org.). Quadrinhos na Educação. São Paulo: Editora Contexto, 2009, p. 9 - 42.
VERGUEIRO, W. Quadrinhos infantis. In: VERGEURIRO, W.; RAMOS, P. (Org.). Quadrinhos na Educação. São Paulo: Editora Contexto, 2009, p. 159 – 184.
VERGUEIRO, W. Uso das HQs no ensino. In: RAMA, A.; VERGUEIRO, W.; BARBOSA, A.; RAMOS, P.; VILELA, T. (Org.). Como usar as Histórias na sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 2012, p. 7 – 30.
BARBOSA, A. Mangás em sala de aula. In: VERGEURIRO, W.; RAMOS, P. (Org.). Quadrinhos na Educação. São Paulo: Editora Contexto, 2009, p. 103 – 126.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:matemática/ Ensino de primeira a quarta série. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática/ Ensino de quinta a oitava série. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
BORGES, L. R. Quadrinhos: Literatura gráfico-visual. Agaquê, v. 3, n. 2, Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos da ECA - USP, ago/2001.
BZUNECK, J. A: A motivação do aluno: aspectos introdutórios.In: BORUCHOVITCH E. e BZUNECK J. A. (Org.). A motivação do aluno: Contribuições da Psicologia Contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2001.
CARUSO, F.; CRISTINA, S. Quadrinhos para a Cidadania. História, Ciências, Saúde – Manguinhos/RJ, v.16, n.1, 2009, p. 217 - 273. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702009000100013. Acesso em: 05 de maio de 2013.
ESPACOMATEMATICA. Amor proibido: Disponívelem: <http://www.espacomatematica.com/2013_03_01_archive.html>. Acessoem 28 de março de 2013.
FEIJÓ, M. Quadrinhos em Ação: Um Século de História. São Paulo: Editora Moderna, 1997.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em CiênciasSociais. 7. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.
GUIMARÃES, S. E. R. Motivação intrínseca, extrínseca e o uso de recompensas em sala de aula. In: BORUCHOVITCHE e BZUNECK J. A. (Org.). A motivação do aluno: contribuições da Psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2001.
MENDONÇA, J. M. P. O Desafio.Disponívelem: http://www.mendelevio.com.br/2006_12_01_archive.html. Acesso em: 05 de maio de 2013.
MENDONÇA, J. M. P. Biografias em quadrinhos. In: VERGEURIRO, W.; RAMOS, P. (Org.). Quadrinhos na Educação. São Paulo: Editora Contexto, 2009, p. 43 – 72.
MOREIRA, M. A.; MASINI, E. A. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
NOEL, M. Os bem casados. Disponível em: <http://www.giekim.com/p/tirinhas.html#.VJ60MP8AKA>. Acesso em: 05 de maio de 2013.
NUNES, J. M. V. Aprendizagem Significativa: Despertando a Motivação Intrínseca Via História da Matemática.Aprendizagem Significativa em Revista. v. 4, n. 2, p. 32 - 44, 2014.
NUNES, J. M. V.; ALMOULOUD, S. A.; GUERRA, R. B. O Contexto da História da Matemática como Organizador Prévio. Bolema, v. 23, n. 35B, p. 537-561, 2010.
SILVÉRIO, L. B. R.; REZENDE, L. A. O Valor Pedagógico das Histórias em Quadrinhos no Percurso do Docente de Língua Portuguesa. In: JORNADA DE DIDÁTICA - O ENSINO COMO FOCO e I FÓRUM DE PROFESSORES DE DIDÁTICA DO ESTADO DO PARANÁ, 1., 2012, Londrina. Anais... Londrina: UEL, 2013, p. 217 - 234.
TAPIA, J. A.; FITA, E. C. A motivação em sala de aula:o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
ZENI, L. Literatura em quadrinhos. In: VERGEURIRO, W.; RAMOS, P. (Org.). Quadrinhos na Educação. São Paulo: Editora Contexto, 2009, p. 127 – 158.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.