From decoding to the production of sense:
the pedagogical work of of the teaching of reading in the perspective of discursive multimodality and multiliteracies
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n2p134Abstract
In the perspective of Linguistics of Text and Psycholinguistics, the reading acquires the category of process undoubtedly marked by the elaboration / construction of meaning. This process is caused by the combination of a large contingent of knowledge previous of the reader, as well as cognitive and metacognitive practices designed by readers, such as: anticipations, inferences, paraphrases, selections, among others (KLEIMAN, 1989; KOCH & ELIAS, 2006). Today, the teaching of reading aims to make the formation of autonomous, competent and proficient readers. This involves a didactic work anchored in the genres of discourse. Among these, are the multimodal genres. These are the result of the interweaving of different semiotic modes. Because of this propagation of semiosis in post-contemporary society, the need arose for the effectiveness of a didactic work based on the perspective of multiliteracies. This transcends the perspective of decoding and extracting information. This work aims to reflect on the relevance of the effectiveness of a didactic work of reading teaching anchored in the perspective of multimodality discursive and multiliteracies. As a result, we analyzed six exemplars of multimodal genres (Cartoon, Memes and Comic strips), aiming to identify the multimodal marks that contribute, to the effectiveness of the process of attribution of meaning.
References
BARBOSA, M. L. F. F.; SOUZA, I. P.. Práticas na sala de aula: avançando nas concepções de Leitura. In: BARBOSA, M. L. F. F.; SOUZA, I. P. (Org.). Práticas de leitura no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
BEAUGRANDE, R. A., DRESSLER, W. U.. Introduction to Text Linguistics. London: Longman, 1981.
BEZERRA, M. A. Ensino de língua portuguesa e contextos teórico-metodológicos. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A.. (Org.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
_____. Textos: seleção variada e atual. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.. (Org.). O livro didático de português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.
BOMFANTE, Z.. A concepção de texto e discurso para semiótica social e o desdobramento de uma leitura multimodal. Revista Gatilho (PPGL/ UFJF), v. 13, p. 8, 2011. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2011/10/Santos.pdf. Acesso em: 17 set. 2016.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em: 07 nov. 2016.
_____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 07 nov. 2016.
CHAUÍ, M.. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
DIONISIO, A. P.. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Orgs.). Gêneros Textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola, 2011.
FUZA, A. F.; OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSI, R. J.. Concepções de linguagem e o ensino da leitura em língua materna. Linguagem & Ensino, v. 14, n. 2, p. 479-501, 2012. Disponível em: http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/36. Acesso em: 07 set. 2016.
KLEIMAN, B.. Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989.
KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M.. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
LUNA, T. S.; MARCUSCHI, B.. Letramentos Literários: o que se avalia no Exame Nacional do Ensino Médio?. Educação em Revista, v. 31, n. 3, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/2015nahead/0102-4698-edur-135569.pdf. Acesso em: 01 jan. 2017.
ROJO, R. Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de imagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-32.
SANTOS, C. F.. Formação em Serviço do Professor e as Mudanças no Ensino de Língua Portuguesa. Educação Temática Digital - ETD, Campinas, SP, vol.3, nº. 2, p.27-37, jun. 2002a. Disponível em: http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/1794. Acesso em: 16 jul. 2016.
_____. O ensino da leitura e a formação em serviço do professor. Teias, Rio de Janeiro, ano 3, v. 05, n. jan/jun, p. 29-34, 2002b. Disponível em: http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/95. Acesso em: 20 jul. 2016.
SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M. C. B.. Trabalhar com texto é trabalhar com gênero?. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M. C. B. (Orgs.). Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SILVA, A.; MORAIS, A. G.. Entre Tradição e Inovação: um estudo sobre mudanças no ensino de gramática em livros didáticos brasileiros de Língua Portuguesa. Revista Portuguesa de Educação, v. 24, p. 119-144, 2011. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpe/v24n1/v24n1a06.pdf. Acesso em: 04 jun. 2016.
SILVA, S. P.. O Texto Visual na Educação Infantil: Contribuições para Construção do Conhecimento da Criança. Arredia, Dourados, v. n.º 03, p. 77-101, 2014a. Disponível em: http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/3290/2058. Acesso em: 22 set. 2016.
_____. Pedagogia da leitura: quais as teorias subjacentes?. Travessias, v. n.º 08, p. 288-299, 2014.Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/10888. Acesso em: 01 jan. 2017.
SILVA, S.P.; SOUZA, F. E. B.; SILVA, S.P.; CIPRIANO, L. C. (2015). Textos Multimodais: um Novo Formato de Leitura. Linguagem em (Re)vista, vol. 10, n. 19. Niterói, jan.-jun.. Disponível em: http://www.filologia.org.br/linguagememrevista/19/08.pdf. Acesso em: 25 set. 2016.
SILVA, S. P.; LUNA, T. S.. Da decodificação à construção de sentido: concepções de leitura subjacentes aos livros didáticos de língua portuguesa e adotados pela secretaria de educação do estado de Pernambuco (1979-2012). Olh@res, v. 1, n. 2, p. 365-388, 2013. Disponível em: http://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/67. Acesso em: 06 set. 2016.
SOARES, M. B.. Novas Práticas de Leitura e Escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, v. 23, n. 81, p. 143-160, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf. Acesso em: 20 jan. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.