COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O PORQUÊ E COMO GARANTIR A FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.20873/vol13n1202610Resumo
A educação tem como objetivo o pleno desenvolvimento da pessoa, sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mercado de trabalho (BRASIL, 1988). Nessa perspectiva, entende-se que a formação integral da criança engloba as competências cognitivas e socioemocionais, visto que a sociedade e o mercado de trabalho atual demandam pessoas com capacidade de adaptação, socialização e com controle emocional. Nesse contexto, o presente artigo apresenta resultado de pesquisa que buscou investigar como os professores da Educação Infantil podem estimular o desenvolvimento das competências socioemocionais nas crianças. Por meio de uma revisão integrativa, foram elencados os principais fundamentos e conceitos de competência socioemocional e apresentados exemplos práticos de atividades que promovem a estimulação dessas competências nas crianças. Em virtude da escassez de conteúdo relacionado à temática no campo da Educação, a busca foi direcionada ao campo da Neurociência, especificamente da Estimulação Precoce para análise do objeto de estudo. A pesquisa demonstrou a importância do ensino de competências desde a primeira infância e permite concluir que a estimulação precoce apresenta muitas propostas que auxiliam o professor a identificar o potencial pedagógico das brincadeiras cotidianas e elaborar novas ideias para sua prática de ensino com foco nas vivências de experiências que trabalhem as diversas aprendizagens das crianças.
Downloads
Publicado
Versões
- 2026-02-13 (2)
- 2026-02-12 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Milene Tiecher Neves Martins Monteiro, Zaíra Nascimento de Oliveira , Zaíra Nascimento de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
