AMBIENTES DE PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO E SEUS EFEITOS PSICOLÓGICOS
ESTRESSE, HUMOR E RELACIONAMENTO COM A NATUREZA
DOI:
https://doi.org/10.20873/vol13n120266Resumo
O campo de pesquisa sobre exercícios verdes tem crescido nas últimas décadas, porém a maioria dos estudos foca modalidades aeróbicas, deixando em aberto a compreensão dos efeitos psicológicos de exercícios resistidos em diferentes contextos ambientais. Este estudo investigou as relações entre três tipos de ambiente de prática (natural, misto e fechado) e variáveis psicológicas, incluindo estresse, humor e relacionamento com a natureza, em 253 adultos praticantes de atividade física na Paraíba. Utilizando questionário online com escalas DASS-21, BRUMS e ERN, os resultados mostraram que ambientes natural e misto associaram-se a indicadores mais positivos de saúde mental, como maiores níveis de vigor e melhor relacionamento com a natureza, além de menores índices de estresse, fadiga e confusão. A adesão combinada a diferentes ambientes, especialmente a integração do ambiente misto com espaços naturais, sugere que exposições parciais a cenários verdes podem potencializar efeitos restauradores, contribuindo para programas de promoção da saúde e políticas públicas.
PALAVRAS CHAVE: Exercícios verdes; Saúde mental; Comportamento; Ambiente; Exercícios resistidos.
Downloads
Publicado
Versões
- 2026-02-13 (2)
- 2026-02-12 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Sra. Maria Lorena de Assis Candido, Srta. Ana Beatriz Oliveira Fonsêca, Sr. André Luis Andrade de Paula, Dr. Thiago Siqueira Paiva de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
