THE USE OF ANREQUIM AS A DIGITAL LEARNING OBJECT IN CHEMISTRY TEACHING
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_20472Abstract
Chemistry subjects are often considered difficult and complex to be learned by students, as well as to be taught by teachers and sometimes attributed to the traditional approach, making it difficult for students to establish a relationship with everyday life. Considering and experiencing the expansion of digital technologies, this study aimed to evaluate AnReQuim, as a digital learning object (ODA), focusing on technical and pedagogical aspects, in a teaching situation in the Chemistry discipline in high school. The research is qualitative, and used the teaching experiment method and for data production, a questionnaire, conversation circle and observations were used. Data were analyzed using the inductive interpretive method. The results show that AnReQuim has the potential to be used as an ODA, as it is interactive, usable, offers visualization of chemical phenomena, provides autonomy of thought and motivates the exploration of the functions offered, according to the students' conceptions. Therefore, AnReQuim had potential to be used in teaching, as it is easy to use, interactive and attracts students' attention.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Mêirior Luís Torres , Toni Amorim de Oliveira, Sumária Sousa e Silva, ) João Milani Júnior, José Wilson Pires Carvalho

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
