REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_15Abstract
Este estudo visa refletir e debater as experiências provenientes do Estágio Supervisionado III, parte integrante do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade no Rio Grande do Norte. Dividido em três fases – observação, planejamento e regência –, o estágio foi conduzido com uma turma do 2º período do ensino médio noturno, pertencente à Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo central deste texto é analisar as vivências da intervenção profissional durante a formação de professores por meio do estágio supervisionado, discutindo as interconexões entre teoria e prática docente a partir da fase de observação, contribuindo para a literatura especializada sobre a formação inicial de professores. Com base nas reflexões decorrentes do processo, concluímos que a fase de estágio desempenha um papel crucial na trajetória dos estudantes e futuros educadores. Proporciona a oportunidade de compreender o intricado processo de ensino-aprendizagem, identificando maneiras de efetuar uma diferença significativa no cenário educacional.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 MARIA LUCIANA DE ARAUJO SILVA, ALESXANDRO FERNANDO DO CARMO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.