This is an outdated version published on 2025-12-19. Read the most recent version.

ENSINO REMOTO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

COMPREENSÃO DAS EXPERIÊNCIAS DISCENTES

Authors

  • Antonio Werbert Silva Da Costa UNIVERSIDADE FEDERALD O PIAUÍ https://orcid.org/0000-0002-9724-5420
  • Miriane da Silva Mota UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI
  • Ana Maria Ribeiro dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI
  • Antonio Germane Alves Pinto UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA https://orcid.org/0000-0002-4897-1178
  • Francisca Tereza de Galiza UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI
  • José Wicto Pereira Borges UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI

DOI:

https://doi.org/10.20873/saberesemcirculacao12

Abstract

O objetivo do estudo foi compreender as experiências discentes com o ensino remoto na graduação em enfermagem. Trata-se de um estudo analítico com abordagem qualitativa realizado com 20 discentes de enfermagem. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidos ao processamento no software IRAMUTEQ® por meio da Classificação Hierárquica Descendente e, posteriormente, à análise de sentidos. O processamento resultou em seis classes temáticas, as quais, após análise, foram agrupadas em três categorias para discussão e compreensão: Ensino de enfermagem entre o virtual e o presencial. Os desafios da estrutura para o ensino remoto e Percepções sobre o ensino tradicional e remoto. As experiências dos estudantes foram marcadas por dificuldades e desafios associados ao ensino remoto, especialmente em relação à infraestrutura inadequada para essa modalidade de ensino.

Author Biographies

Antonio Werbert Silva Da Costa, UNIVERSIDADE FEDERALD O PIAUÍ

Enfermeiro, Doutorando e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Saúde da Família pelo programa de residência multiprofissional da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professor substituto do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Miriane da Silva Mota, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista na modalidade de Residência Multiprofissional em Saúde pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) com área de concentração em Alta Complexidade. Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem, Tecnologias de Cuidado e Cronicidades.

Ana Maria Ribeiro dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI

Enfermeira, Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutorado em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada III do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Líder do Grupo Estudos em Envelhecimento e Causas Externas de Morbimortalidade (GEECEM).

Antonio Germane Alves Pinto, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA

Enfermeiro, Especialista em Saúde da Família, Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde, Doutor em Saúde Coletiva e Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Também, especialista em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem pela Escola Nacional de Saúde Pública-FIOCRUZ. Professor Adjunto da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Francisca Tereza de Galiza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI

Enfermeira, Mestrado e Doutorado Acadêmico Cuidados Clínicos em Saúde e Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Docente dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF/UFPI) e RENASF/FIOCRUZ.

José Wicto Pereira Borges, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI

Enfermeiro, Mestre e Doutor em Cuidados Clínicos em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Adjunto nível 4 do Departamento de Enfermagem e dos Programas de Pós Graduação Stricto sensu: 1) Saúde e Comunidade e 2) Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Editor-Chefe da Revista de Enfermagem da UFPI e Editor Associado da Revista Mineira de Enfermagem.

Published

2025-12-19

Versions

How to Cite

Costa, A. W. S. D., Mota, M. da S., Santos, A. M. R. dos, Pinto, A. G. A., Galiza, F. T. de, & Borges, J. W. P. (2025). ENSINO REMOTO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: COMPREENSÃO DAS EXPERIÊNCIAS DISCENTES . DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(7), 200–217. https://doi.org/10.20873/saberesemcirculacao12