BATALHA NAVAL DOS ÁTOMOS: APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS (GBL) COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_jul_17299

Resumen

A química é comumente considerada complexa e de difícil compreensão pelos estudantes. Nesse sentido, atividades lúdicas vêm sendo utilizadas de forma exitosa como ferramenta para facilitar a compreensão dos conteúdos considerados mais difíceis. Este trabalho tem como objetivo investigar a contribuição da metodologia de aprendizagem baseada em jogos como ferramenta facilitadora para a aprendizagem em química. Essa foi uma atividade executada pela da Liga Acadêmica do Ensino de Química-LAEQ da Universidade Federal do Amazonas para 68 alunos do 2° ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Amazonas. O percurso metodológico consistiu em 4 etapas: 1) recepção dos discentes; 2) Aula teórica expositiva sobre os átomos e evolução dos modelos atômicos; 3) Aplicação da atividade lúdica “Batalha Naval do Átomos”; 4) Avaliação e aplicação de um questionário contendo 5 perguntas relacionadas a atividade e ao conteúdo abordado. Os resultados demonstraram que os discentes tiveram uma maior facilidade para compreensão dos conteúdos e que a atividade lúdica contribuiu de forma positiva para processo de ensino e aprendizagem. Verifica-se dessa forma que a batalha naval dos átomos é uma forma inovadora e um diferencial no processo de ensino, e que atendeu as expectativas esperadas, podendo ser aplicado em outros contextos e disciplinas além da química.

Publicado

2025-10-20

Cómo citar

Rodrigues , C. N., Santos, E. F. dos, Boaes, D. C., & Yamaguchi, K. (2025). BATALHA NAVAL DOS ÁTOMOS: APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS (GBL) COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. DESAFIOS, 12(6), 199–214. https://doi.org/10.20873/2025_jul_17299