BATALHA NAVAL DOS ÁTOMOS: APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS (GBL) COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_17299Resumen
A química é comumente considerada complexa e de difícil compreensão pelos estudantes. Nesse sentido, atividades lúdicas vêm sendo utilizadas de forma exitosa como ferramenta para facilitar a compreensão dos conteúdos considerados mais difíceis. Este trabalho tem como objetivo investigar a contribuição da metodologia de aprendizagem baseada em jogos como ferramenta facilitadora para a aprendizagem em química. Essa foi uma atividade executada pela da Liga Acadêmica do Ensino de Química-LAEQ da Universidade Federal do Amazonas para 68 alunos do 2° ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Amazonas. O percurso metodológico consistiu em 4 etapas: 1) recepção dos discentes; 2) Aula teórica expositiva sobre os átomos e evolução dos modelos atômicos; 3) Aplicação da atividade lúdica “Batalha Naval do Átomos”; 4) Avaliação e aplicação de um questionário contendo 5 perguntas relacionadas a atividade e ao conteúdo abordado. Os resultados demonstraram que os discentes tiveram uma maior facilidade para compreensão dos conteúdos e que a atividade lúdica contribuiu de forma positiva para processo de ensino e aprendizagem. Verifica-se dessa forma que a batalha naval dos átomos é uma forma inovadora e um diferencial no processo de ensino, e que atendeu as expectativas esperadas, podendo ser aplicado em outros contextos e disciplinas além da química.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Cristiana Nunes Rodrigues , Erica Farias dos Santos, David Coelho Boaes, Klenicy Yamaguchi

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
