EXPERIENCE AND METHOD
TEACHING, RESEARCH AND EXTENSION PROJECT OF THE UFT PHILOSOPHY COURSE
DOI:
https://doi.org/10.20873/piip_16991Abstract
This work aimed to guide the reality of Philosophy students at the Federal University of Tocantins - UFT within the concepts of experience and methodology. The proposed issue arises from the need to develop actions aimed at providing pedagogical and technological support to the course in question based on the guidelines of the Institutional Program for Pedagogical Innovation (PIIP). From this institutional point of view, a nucleus was approved and created to promote research, teaching and extensionist interventions, namely: the Pedagogical Innovation Project of Philosophy (PIP FILO), which constitutes a pedagogical support center for the Philosophy. The methodology employed has two dimensions: one qualitative and bibliographical; and the other of a more extensionist nature in which the project is inserted in reality, seeking to improve it. In the case of this dimension of the research, the thinking of Benjamin (1987), Larossa (2022), Umberto Eco (2002), Spinoza (2008), among others, was used. Regarding the extensionist methodology, an opinion poll from the Academic Center of Philosophy was used to think about which actions should be developed in the course. Thus, it was noticed that one of the major problems of Philosophy students at UFT was facing academic writing issues. From this, lectures, workshops and the production of didactic material were held to help students in this sensitive area in their training.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 José Soares das Chagas, Leandro Ferreira da Silva, Ana Cláudia Batista Cardoso, Abraão Mittelstad Souza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.