Elaboration of a protocol for the restoration of anatomical parts used in the teaching-learning process of human anatomy at the Federal University of Tocantins, Palmas campus
DOI:
https://doi.org/10.20873/DEZ_23_02Abstract
The use of human cadavers is the preferable didactic means for the study of Human Anatomy due to its reliability to the living body. The process of obtaining them for educational purposes is complex. Faced with these difficulties, the Laboratory of Human Anatomy (LAH) of the Federal University of Tocantins, Palmas campus, was composed of a large amount of worn cadaveric parts. In order to optimize the anatomical teaching-learning process and value the given cadaver, a protocol was elaborated for the restoration of anatomical pieces. The methodological stages of this proposal were: cataloging, diagnosis, selection and restoration of cadaveric pieces, using complete or adapted osteotechnics, with different maceration processes, and the sectioning of pieces. 45 parts of the LAH were selected for improvement. Maceration with water and cooking enabled greater use of the structures, the modified osteotechnics resulted in articulated wet pieces and the sections provided unprecedented teaching materials. In view of the results obtained, an improvement in the quality of the restored parts was observed. This protocol will exponentially benefit the quality of practical anatomy classes, extension and research activities, in addition to reaffirming respect for cadaveric bodies entrusted to the study of Human Anatomy.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Giovana Eustáquio Lacerda, Gabriela Ortega Coelho Thomazi, Victor Rodrigues Nepomuceno, Ediana Vasconcelos da Silva, Tainá De Abreu
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.