What does teachers writing reveal about the professional master’s thesis genre?

Authors

  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Roseane Ferreira Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Nayra Aires Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsupl2021-12442

Abstract

This article focuses on the scientific education process of Portuguese Language (PL) teachers, enrolled in a professional master's degree program for educators, offered as an official educational public policy in Brazil. The investigation of this process was carried out from the analysis of masters' thesis, presented as final conclusion works (FCW). The investigation focused more directly on the research objects and self-representations present in the FCW. We used qualitative and quantitative investigative approaches. The research is situated in the field of Applied Linguistics (AL) and was mainly informed by studies of literacy and scientific education. We used the Systemic Functional Linguistics (SFL) to carry out the microanalysis of the investigated documents. Examination of the schematic structure of the selected thesis also contributed to the investigation. The results showed the development of PL teachers' scientific education, which was influenced by scientific practices from the academic tradition. An example of this influence corresponds to the overvaluation of the theoretical assumptions used to the detriment of the exploration of the experiences of teachers' professional practice in elementary school.

Author Biographies

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins

Possui Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado, doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela The Hong Kong Polytechnic University (PolyU) e pela Aswan University (Egito). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. É professor Associado IV da Universidade Federal do Tocantins - UFT, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado Acadêmico, no Câmpus de Araguaína, e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), no Câmpus de Porto Nacional. Foi docente do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Leciona disciplinas na área de linguagem na Licenciatura em Pedagogia, no Câmpus de Palmas. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ 1D). É representante regional (Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil) da comissão gestora da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (2017-2020/2020-2023). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos Estudos do Letramento, compreendendo os seguintes conteúdos: ensino de gramática, gêneros textuais, alfabetização, material didático,currículo, práticas de escrita, práticas de leitura, formação de professores e educação científica. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado) durante quatro anos. Foi membro da Diretoria (2016-2017) e do Conselho Consultivo (2018-2019) da Associação de Linguística Aplicada do Brasil - ALAB. É membro da Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e do Grupo de Trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada (ANPOLL). 

Roseane Ferreira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

É aluna da Licenciatura em Pedagogia, bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-AF/CNPq/UFT) e membro do grupo de pesquisa Pr´áticas de Linguagem - PLES (UFT/CNPq).

Nayra Aires, Universidade Federal do Tocantins - UFT

É aluna da Licenciatura em Pedagogia, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Palmas. Atualmente, é bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a orientação do Prof. Dr. Wagner Rodrigues Silva (UFT/CNPq), e membro do grupo de pesquisa Práticas de Linguagens - PLES (UFT/CNPq), coordenado pelo docente mencionado. Atua na linha de pesquisa sobre linguagem e ensino, na interface da Linguística Aplicada e Educação.

Published

2021-11-06

How to Cite

Silva, W. R., Ferreira, R., & Aires, N. (2021). What does teachers writing reveal about the professional master’s thesis genre?. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 8(Especial), 55–69. https://doi.org/10.20873/uftsupl2021-12442