Spatial distribution of morbimortality by prostate cancer in adult individuals in the state of Alagoas-Brazil
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv8-11141Abstract
A Organização Mundial da Saúde reconhece o câncer como um importante problema de saúde pública. De todos os tipos de cânceres, a neoplasia maligna de próstata (CaP) ganha considerável relevância pelo fato de ser a segunda mais frequente entre os homens no âmbito nacional, ficando atrás apenas do câncer de pele. Essa doença, apesar de estar comumente relacionada as idades mais avançadas, vem acometendo, de forma cada vez mais frequente, homens a partir de 45 anos e até mesmo antes dessa faixa etária. Este trabalho objetiva avaliar a distribuição geoespacial da incidência e mortalidade por câncer de próstata em homens adultos em um estado do Brasil. Trata-se de estudo ecológico realizado a partir dos registros de morbimortalidade para câncer de próstata em homens com idade entre 20 e 59 anos no estado de Alagoas, Brasil. Foram utilizados os programas SPSS v. 25 para estimar a variação percentual anual da incidência e da mortalidade e seus respectivos intervalos de confiança e o software Quantum GIS 3.0 para realização da distribuição espacial dos indicadores, tendo sido o padrão de distribuição espacial verificado através da elaboração de mapas de calor. Foi observado que 209 homens foram atendidos em virtude do câncer de próstata em Alagoas. Foi verificada a ocorrência 54 óbitos (25,8%). A distribuição espacial dos casos demonstrou áreas quentes (hot spot) para de diagnósticos e óbitos em áreas urbanas. Indivíduos com diagnóstico ou óbito por câncer de próstata estiveram concentrados nas maiores cidades de Alagoas no período estudado.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.