AEROBIOLOGIA FÚNGICA DAS SALAS DE LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv9-9635Resumo
A contaminação por agentes biológicos ocorre principalmente através da recirculação do ar em ambientes fechados. O objetivo deste trabalho foi identificar a aeromicrobiologia fúngica das salas de limpeza de materiais odontológicos de um Centro Universitário de Maceió Alagoas. O estudo é do tipo experimental “in vitro”. Foi realizado nas duas salas de limpeza de materiais odontológicos do Centro Universitário Cesmac. Os dois ambientes possuem condicionadores de ar. Foi realizada a identificação dos fungos através da técnica de sedimentação passiva em placas de Petri com o meio Ágar Sabouraud enriquecido com Cloranfenicol. Os meios foram expostos antes e após a limpeza dos materiais odontológicos. As placas tiveram exposição de 20 minutos. Dentre os fungos isolados pode-se visualizar com maior frequência de Mycelia Sterilia com 64 (57,14%) UFC, seguido pelos gêneros Aspergilus sp. com 18 (16,07%) UFC, Penicilium sp. com 9 (8,03%) UFC, tendo em menor quantidade, Aureobasidium sp. e Geotrichum sp. ambos com 4 (3,57%) UFC; Aspergillus do grupo niger, Cladosporium sp. e Scopulariopsis sp. com 3 (2,67%) UFC cada gênero/espécie; Fusarium sp., Candida sp, e Alternaria sp. com 1 (0,89%) UFC para cada. Conclui-se que apesar de haver a higienização regular dos sistemas de ar condicionado, ainda houve grande predominância de fungos patogênicos nos ambientes, no que acaba por se tornar um grande fator de risco, especialmente aos indivíduos com imunidade deprimida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.