O ENSINO DE ARTE E O DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL CRIATIVO DA CRIANÇA NA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Floriene Pereira de Souza IFTO

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8620

Resumo

O artigo discute sobre arte e o potencial criativo da criança, e tem como objetivo refletir sobre a importância da arte para o ensino e para a formação e atuação criativa da criança. O estudo de abordagem qualitativa e tem na pesquisa bibliográfica a base de sua organização e sistematização. A reflexão que se faz é que o ensino de arte permite que o aluno desenvolva aspectos como a percepção, sensibilidade, a espontaneidade, a expressividade, a consciência de si, dos outros indivíduos e das diversas culturas que o envolve em seu meio social. Conclui-se que é importante que a escola inclua práticas criativas nas atividades do dia a dia, que o processo educativo se torne significativo, sendo o professor o incentivador da expressão criativa do aluno, assim como, da valorização não apenas dentro da sala de aula, mas as diversas linguagens artísticas que podem e devem ser trabalhadas em sala de aula: música teatro, dança e artes visuais respeitando os direitos de aprendizagem como: brincar, conviver, participar, expressar, explorar e conhecer a si mesmo. Portanto, a educação através da arte tem um importante desenvolvimento da criatividade, e o professor é o principal incentivador da expressão criativa do aluno.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

Pereira de Souza, F. (2020). O ENSINO DE ARTE E O DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL CRIATIVO DA CRIANÇA NA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(Especial), 258–269. https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8620