TEMPO E TEMPERATURA EM REFEIÇÕES TRANSPORTADAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv6-7347Resumo
Analisar o binômio tempo-temperatura na produção de refeições transportadas foi o objetivo deste estudo. Para tal, o mesmo foi realizado em períodos distintos nas cinco fases de produção das refeições transportadas, sendo controlado o tempo e temperatura dos alimentos e equipamentos utilizados para armazenamento e distribuição das refeições. As técnicas de aferição seguiram o recomendado pelo manual de boas práticas de manipulação de alimentos. As análises utilizadas foram: frequência simples e absoluta para identificar a proporção de desvios de temperatura; teste McNemar para comparação dos períodos e para avaliar as frequências de temperatura; t-teste para verificar se houve diferença estatística nas temperaturas médias dos equipamentos. Desta forma, foi identificado que na cadeia fria, em ambos os períodos estudados, houve diferença significativa na temperatura do suco e sobremesa. As saladas obtiveram 100% de inadequações de temperatura da produção até a recepção. Na cadeia aquecida, a média de temperatura nas fases da produção, espera, envase e distribuição, as preparações estavam acima de 60°C. Na recepção da carga a média de temperatura estava abaixo de 60°C para a guarnição, prato principal e opção no primeiro período do estudo. Assim, houve inconformidade nas temperaturas dos alimentos em todo ciclo produtivo, mesmo com pequenas melhorias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.