PERCEPÇÕES SOBRE SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018v5nEspecialp103Resumo
O presente artigo busca apresentar as percepções de extrativistas, da reserva extrativista do Extremo Norte do Tocantins, e com estas percepções auxiliar outras concepções sobre o que vem a ser a sustentabilidade. Para tanto, é fundamental conhecermos e compreendermos a relação dos extrativistas com o seu lugar. A metodologia é norteada pelo método fenomenológico. Com este, visamos nos abster dos conhecimentos prévios sobre o fenômeno a ser estudado (a sustentabilidade), e buscamos compreender as suas essências a partir das experiências vividas. Visitas de campo e as narrativas foram os procedimentos e técnicas utilizadas na pesquisa. A pesquisa nos direcionou para um caminho no qual na RESEX Extremo Norte, em uma relação de envolvimento dos seres humanos para com seus pares e com o ambiente, a sustentabilidade se realiza tendo como alicerce o pertencimento dos sujeitos com o lugar. Por fim, compreendemos que a Educação Ambiental pode ser constituída como ressonâncias dos sentidos, experiências vividas, e pertencimento presentes nos extrativistas que habitam a RESEX Extremo Norte.
Palavras-chave: Sustentabilidade, Educação Ambiental, Reserva Extrativista.
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