CARACTERIZAÇÃO DA PESCA NA BOCA DO ARAPIRÍ, UMA COMUNIDADE NO ASSENTAMENTO AGROEXTRATIVISTA ATUMÃ EM ALENQUER, PARÁ

Autores

  • Sara Fontinelli Laurido PPGCIPET UFAM
  • Tony Marcos Porto Braga Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas da Universidade Federal do Oeste do Pará /UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.23593652201854p15

Resumo

O objetivo do trabalho foi caracterizar a pesca na comunidade Boca do Arapirí, município de Alenquer. Os dados foram coletados através de entrevistas com formulários semiestruturados e as informações foram analisadas através de estatística descritiva. Para o cálculo da CPUE foi utilizada a unidade kg/pescador.dia. As informações coletadas foram relacionadas com o ciclo hidrológico anual do rio Amazonas, obtido junto ao site da Agencia Nacional das águas (ANA). A pesca é a principal atividade econômica na comunidade e os envolvidos pescam em média 3,6 (±1,02) dias/semana usando ambientes próximos. O lago é o ambiente mais explorado com maior frequência entre abril e outubro, cuja finalidade é a alimentação e comércio. Foram identificados sete apetrechos empregados na atividade de pesca, com maior destaque para a malhadeira (80%). Das espécies capturadas destacaram-se Pescada (Plagioscion sp.), Curimatã (Prochilodus nigricans) e Aracu (Anostomidae).. As maiores taxas de CPUE concentram-se entre julho e outubro, quando o nível das águas diminui.  Como medida de conservação os pescadores contam com um plano de utilização, que tem garantido a sustentação dos recursos e evitado o agravamento negativo de mudanças ambientais.

Biografia do Autor

Tony Marcos Porto Braga, Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas da Universidade Federal do Oeste do Pará /UFOPA

Doutor  em Ecologia  pelo Instituto  Nacional  de Pesquisas da Amazônia/INPA. Professor  no Instituto  de  Ciências  e  Tecnologia  das Águas  da Universidade  Federal  do  Oeste  do  Pará  /UFOPA,  Brasil.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Laurido, S. F., & Braga, T. M. P. (2018). CARACTERIZAÇÃO DA PESCA NA BOCA DO ARAPIRÍ, UMA COMUNIDADE NO ASSENTAMENTO AGROEXTRATIVISTA ATUMÃ EM ALENQUER, PARÁ. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 5(4), 15–27. https://doi.org/10.20873/uft.23593652201854p15

Edição

Seção

Artigos