BLACK FRIDAY NO BRASIL: A METADE DO DOBRO

O upgrade do Jeitinho Brasileiro

Autores

  • Túlio Manoel de Oliveira Faculdade de Ciências Sociais dos Palmares -FACIP
  • José Salustiano de Lima Junior Faculdade de Ciências Sociais dos Palmares- FACIP
  • Josué Petrônio Quirino de Oliveira Faculdade de Ciências Sociais dos Palmares -FACIP

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.23593652201854p107

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as influências positivas e negativas da Black Friday no Brasil a partir de uma perspectiva crítica de suas ações no comercio eletrônico sob a ótica do jeitinho brasileiro. Baseado não apenas como alavancagem de vendas, mas na prática de muitas ações e promoções enganosas este evento movimento milhões de reais todos os anos. A metodologia utilizada na pesquisa que permitiu chegar aos objetivos teve apoio numa abordagem qualitativa, exploratória e descritiva que teve como principal procedimento a instrumentalização bibliográfica que através de artigos, reportagens e a opinião de diversos autores construíram os pensamentos aqui expostos. Os resultados demostraram que as fiscalizações e a divulgação dos abusos de muitas empresas diminuíram as práticas enganosas de vários comerciantes que simplesmente aumentavam os preços nos meses anteriores a promoção para que no dia do evento o desconto fosse oferecido um preço “maquiado”, o famoso 50% do dobro, mas que apesar dos avanços o velho jeitinho brasileiro ainda impera no meio organizacional nacional

Biografia do Autor

Túlio Manoel de Oliveira, Faculdade de Ciências Sociais dos Palmares -FACIP

Bacharel em Administração

José Salustiano de Lima Junior, Faculdade de Ciências Sociais dos Palmares- FACIP

Bacharel em administração

Josué Petrônio Quirino de Oliveira, Faculdade de Ciências Sociais dos Palmares -FACIP

Mestre em Administração UFPE

Referências

ADAMI, Anna. Black Friday. 2015 disponível em: http://www.infoescola.com/economia/black-friday/. Acesso em 05 jun. 2017.

BERNARDO, André. Como surgiu a Black Friday? 2016, disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/como-surgiu-a-black-friday/. Acesso em 02 mai. 2017.

BRABO, Fábia Maria Sepêda. PASTANA, Beatriz dos Santos. MESQUITA, Michel Brendo Viana. FERREIRA JUNIOR, Sérgio do Espirito Santo. CRISTO, Élida Fabiana Morais de. Black Friday: um estudo reflexivo sobre a midiatização e processos culturais em um evento do consumo. Intercon-Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Belém-PA. 2014

CORTONI, Luiz Felipe. O “Jeitinho Brasileiro” na Gestão de Empresas: Competência ou Contravenção? 2017. Disponível em http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/o-jeitinho-brasileiro-na-gestao-de-empresas-competencia-ou-contravencao/105516/. Acesso em 10 dez. 2017.

DENZIN, Norman; LINCOLN, Yonna. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. IN: _______ e col. O Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: ArtMed, 2006

FARIA, Miriam. Conheça a história da Black Friday. 2016. Disponível em http://br.blastingnews.com/economia/2016/11/conheca-a-historia-da-black-friday-001249723.html. Acesso em 05 Maio. 2017.

FLACH, Leonardo. O Jeitinho Brasileiro: Analisando suas características e influencias nas práticas organizacionais. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 12, n. 3, p. 499-514, set/dez. 2012

GERHARRDT, Tatiana Engel. SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. UFRG, 2009

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 Ed. São Paulo; Atlas, 2008.

GOMES, Danilo Cortez. MORAIS, Aline Fabia Guerra. HELAL, Diogo Henrique. Faces da Cultura e do Jeitinho Brasileiro: uma análise dos filmes o auto da compadecida e saneamento básico. HOLOS, Ano 31, V. 6. 2015.

GUERRA, Alberto Alexandre. NILSEN, Flávia Angeli Ghisi. Black Friday como ferramenta de promoção de vendas: um estudo de multicaso no varejo brasileiro. 2015.

GUERRA, Alberto Alexandre. NILSEN, Flávia Angeli Ghisi. Black Friday no Brasil: Efeitos dessa ferramenta promocional no varejo e práticas adotadas pelos varejistas. 2016

HENDIO, Monique. O “Jeitinho Brasileiro” nas Organizações. 2016, Disponível em https://pt.linkedin.com/pulse/o-jeitinho-brasileiro-nas-organiza%C3%A7%C3%B5es-monique-hendio Acesso em 10 Out. 2017.

LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marinade, Andrade. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 5ed. São Paulo: Atlas 2003.

MANEGHIM, Luiza. Origem da Black Friday: entenda como esse termo surgiu nos EUA.2016. Disponível em http://mytargetidiomas.com.br/blog/origem-da-black-friday-entenda-como-esse-termo-surgiu-nos-eua/ Acesso em 02 Mai. 2017

MARIANI, Daniel. TAKAHASHI, Fábio. FERNANDES, Anais. Metade dos produtos na Black Friday tem promoção 'falsa'. 2017, Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/11/1937968-metade-dos-produtos-na-black-friday-tem-promocao-falsa.shtml. Acesso em 17 nov. 2017.

MELO, Eduardo. Jeitinho brasileiro, o inimigo da qualidade. 2017, Disponível em http://www.blogdaqualidade.com.br/jeitinho-brasileiro-inimigo-da-qualidade/. Acesso em 15 nov. 2017.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Oliveira, T. M. de, Junior, J. S. de L., & Oliveira, J. P. Q. de. (2018). BLACK FRIDAY NO BRASIL: A METADE DO DOBRO: O upgrade do Jeitinho Brasileiro. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 5(4), 107–116. https://doi.org/10.20873/uft.23593652201854p107

Edição

Seção

Artigos