IDENTIDADE E JUVENTUDE: (RE)CONSTRUÇÃO E (RE)SIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA ENTRE JOVENS DA COMUNIDADE ADELAIDE MARIA TRINDADE BATISTA DE PALMAS-PARANÁ.
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.23593652201854p77Resumo
Este trabalho apresenta o resultado da pesquisa de Mestrado em Educação, realizada na comunidade quilombola Adelaide Maria Trindade Batista, de Palmas, Paraná. O objetivo geral foi conhecer e analisar como se dá o processo de construção de identidades pela juventude da Comunidade. Utilizamos como métodos de coleta de dados a observação participativa, diário de campo e entrevistas semiestruturadas, constituindo-se uma pesquisa de tipo etnográfico. A análise dos dados coletados se deu a partir do embasamento em referenciais teóricos que discutem identidade e diferença e suas formas de representação. A partir do conceito de juventude apontado pela própria comunidade, constatamos que os sujeitos definidos como jovens se auto reconhecem como remanescentes quilombola e preservam a cultura de seus antepassados através da religião católica e pela transmissão de memórias e costumes pelos membros mais velhos da comunidade. De acordo com as narrativas de membros mais velhos, os jovens e as jovens tem papel fundamental na continuidade da cultura e na conquista do território. A juventude é compreendida como uma fase de preparação para a vida adulta, de moratória social. Os resultados apontam que a identidade quilombola está intimamente relacionada com a escola, pois é na escola que se fomenta a todo momento a construção dessa identidade.
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