HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

RECURSO MOTIVADOR DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM MATEMÁTICA

Autores

  • José Messildo Viana Nunes Universidade Federal do Pará
  • Sarah Fernanda Machado Mendes Universidade Federal do Pará
  • Emília Pimenta Oliveira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018vol5n1p76

Resumo

Desenvolvemos nossa pesquisa à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa com objetivo de empregar o recurso de Histórias em Quadrinhos, como organizador prévio para desenvolver atividades referentes à leitura, à escrita e a noções de Geometria Euclidiana Plana, no intuito de anunciar que o uso desse recurso pode provocar motivações intrínsecas nos discentes, favorecendo assim a Aprendizagem Significativa em matemática. A metodologia aplicada caracteriza-se como qualitativa e nos permitiu refletir sobre o uso das Historias em Quadrinhos no ensino de matemática, assim como a elaboração de uma intervenção de caráter interdisciplinar com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública localizada na cidade de Belém estado do Pará. Constatamos, com nossa pesquisa, que o recurso de Histórias em Quadrinhos pode ser empregado no ensino da matemática como organizador prévio e provocador de motivação intrínseca, para promoção de Aprendizagem Significativa de noções desse campo, além de possibilitar o trabalho em perspectivas interdisciplinares e contextualizadas.

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Publicado

2018-03-31

Como Citar

Nunes, J. M. V., Mendes, S. F. M., & Oliveira, E. P. (2018). HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: RECURSO MOTIVADOR DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM MATEMÁTICA. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 5(1), 76–92. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018vol5n1p76

Edição

Seção

Artigos