HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
RECURSO MOTIVADOR DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018vol5n1p76Resumo
Desenvolvemos nossa pesquisa à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa com objetivo de empregar o recurso de Histórias em Quadrinhos, como organizador prévio para desenvolver atividades referentes à leitura, à escrita e a noções de Geometria Euclidiana Plana, no intuito de anunciar que o uso desse recurso pode provocar motivações intrínsecas nos discentes, favorecendo assim a Aprendizagem Significativa em matemática. A metodologia aplicada caracteriza-se como qualitativa e nos permitiu refletir sobre o uso das Historias em Quadrinhos no ensino de matemática, assim como a elaboração de uma intervenção de caráter interdisciplinar com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública localizada na cidade de Belém estado do Pará. Constatamos, com nossa pesquisa, que o recurso de Histórias em Quadrinhos pode ser empregado no ensino da matemática como organizador prévio e provocador de motivação intrínseca, para promoção de Aprendizagem Significativa de noções desse campo, além de possibilitar o trabalho em perspectivas interdisciplinares e contextualizadas.
Referências
AUSUBEL, D. P.; NOVAK. J. D.; ANESIAN,H.Psicologia educacional.2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. OS quadrinhos (oficialmente) na escola: dos PCN ao PNBE. In: VERGEURIRO, W.; RAMOS, P. (Org.). Quadrinhos na Educação. São Paulo: Editora Contexto, 2009, p. 9 - 42.
VERGUEIRO, W. Quadrinhos infantis. In: VERGEURIRO, W.; RAMOS, P. (Org.). Quadrinhos na Educação. São Paulo: Editora Contexto, 2009, p. 159 – 184.
VERGUEIRO, W. Uso das HQs no ensino. In: RAMA, A.; VERGUEIRO, W.; BARBOSA, A.; RAMOS, P.; VILELA, T. (Org.). Como usar as Histórias na sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 2012, p. 7 – 30.
BARBOSA, A. Mangás em sala de aula. In: VERGEURIRO, W.; RAMOS, P. (Org.). Quadrinhos na Educação. São Paulo: Editora Contexto, 2009, p. 103 – 126.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:matemática/ Ensino de primeira a quarta série. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática/ Ensino de quinta a oitava série. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
BORGES, L. R. Quadrinhos: Literatura gráfico-visual. Agaquê, v. 3, n. 2, Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos da ECA - USP, ago/2001.
BZUNECK, J. A: A motivação do aluno: aspectos introdutórios.In: BORUCHOVITCH E. e BZUNECK J. A. (Org.). A motivação do aluno: Contribuições da Psicologia Contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2001.
CARUSO, F.; CRISTINA, S. Quadrinhos para a Cidadania. História, Ciências, Saúde – Manguinhos/RJ, v.16, n.1, 2009, p. 217 - 273. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702009000100013. Acesso em: 05 de maio de 2013.
ESPACOMATEMATICA. Amor proibido: Disponívelem: <http://www.espacomatematica.com/2013_03_01_archive.html>. Acessoem 28 de março de 2013.
FEIJÓ, M. Quadrinhos em Ação: Um Século de História. São Paulo: Editora Moderna, 1997.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em CiênciasSociais. 7. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.
GUIMARÃES, S. E. R. Motivação intrínseca, extrínseca e o uso de recompensas em sala de aula. In: BORUCHOVITCHE e BZUNECK J. A. (Org.). A motivação do aluno: contribuições da Psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2001.
MENDONÇA, J. M. P. O Desafio.Disponívelem: http://www.mendelevio.com.br/2006_12_01_archive.html. Acesso em: 05 de maio de 2013.
MENDONÇA, J. M. P. Biografias em quadrinhos. In: VERGEURIRO, W.; RAMOS, P. (Org.). Quadrinhos na Educação. São Paulo: Editora Contexto, 2009, p. 43 – 72.
MOREIRA, M. A.; MASINI, E. A. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
NOEL, M. Os bem casados. Disponível em: <http://www.giekim.com/p/tirinhas.html#.VJ60MP8AKA>. Acesso em: 05 de maio de 2013.
NUNES, J. M. V. Aprendizagem Significativa: Despertando a Motivação Intrínseca Via História da Matemática.Aprendizagem Significativa em Revista. v. 4, n. 2, p. 32 - 44, 2014.
NUNES, J. M. V.; ALMOULOUD, S. A.; GUERRA, R. B. O Contexto da História da Matemática como Organizador Prévio. Bolema, v. 23, n. 35B, p. 537-561, 2010.
SILVÉRIO, L. B. R.; REZENDE, L. A. O Valor Pedagógico das Histórias em Quadrinhos no Percurso do Docente de Língua Portuguesa. In: JORNADA DE DIDÁTICA - O ENSINO COMO FOCO e I FÓRUM DE PROFESSORES DE DIDÁTICA DO ESTADO DO PARANÁ, 1., 2012, Londrina. Anais... Londrina: UEL, 2013, p. 217 - 234.
TAPIA, J. A.; FITA, E. C. A motivação em sala de aula:o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
ZENI, L. Literatura em quadrinhos. In: VERGEURIRO, W.; RAMOS, P. (Org.). Quadrinhos na Educação. São Paulo: Editora Contexto, 2009, p. 127 – 158.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.