“WHATSAPP”: de mensageiro instantâneo e chamada de voz em smartphones, para dispositivo de comunicação ubíqua dos gestores EAD da UFT/UAB no cerrado tocantinense

Autores

  • José Damião Rocha UFT
  • Isabel Auler Pereira Universidade Federal do Tocantins
  • Valtuir Soares Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n2p185

Resumo

O trabalho aborda o aplicativo multiplataforma “WhatsApp Messenger” e seu uso de mensageiro instantâneo online e de chamadas de voz para smartphones. Na EaD da Universidade Federal do Tocantins (UFT), esse aplicativo tem sido utilizado como dispositivo móvel estratégico de mobilidade de comunicação, uma vez que a gestão dos cursos e programas ofertados em 16 polos de apoio presencial ficam localizados à grandes distâncias da sede da Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE) que faz a gestão dos cursos de graduação em EaD, por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A UFT através de sua diretoria de EaD, possui 5 cursos de graduação com matrícula de 1.273 alunos, distribuídos em 52 turmas. A implantação do grupo de comunicação online de gestores EaD no App WhatsApp e sua interface com professores, coordenadores de polos, diretores dos campi tornou a comunicação e os gestores EaD ubíquos. Uma ressignificação do comunicar-se caracterizando-se pela multidimensionalidade do espaço indissociável da sua hipermobilidade, ou seja, sua mobilidade física expandida pelos aparatos móveis, como no caso do WhatsApp. Sua abordagem teórica resulta dos estudos e pesquisas no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação PPGE/UFT.

Biografia do Autor

José Damião Rocha, UFT

Doutor em educação pela UFBA. Mestre em Educação pela UFG. Docente do PPGE/UFT. Líder e pesquisador da área de Currículo.

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Publicado

2017-05-31

Como Citar

Rocha, J. D., Pereira, I. A., & Soares, V. (2017). “WHATSAPP”: de mensageiro instantâneo e chamada de voz em smartphones, para dispositivo de comunicação ubíqua dos gestores EAD da UFT/UAB no cerrado tocantinense. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 4(2), 185–193. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n2p185

Edição

Seção

Artigos