“WHATSAPP”: de mensageiro instantâneo e chamada de voz em smartphones, para dispositivo de comunicação ubíqua dos gestores EAD da UFT/UAB no cerrado tocantinense
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n2p185Resumo
O trabalho aborda o aplicativo multiplataforma “WhatsApp Messenger” e seu uso de mensageiro instantâneo online e de chamadas de voz para smartphones. Na EaD da Universidade Federal do Tocantins (UFT), esse aplicativo tem sido utilizado como dispositivo móvel estratégico de mobilidade de comunicação, uma vez que a gestão dos cursos e programas ofertados em 16 polos de apoio presencial ficam localizados à grandes distâncias da sede da Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE) que faz a gestão dos cursos de graduação em EaD, por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A UFT através de sua diretoria de EaD, possui 5 cursos de graduação com matrícula de 1.273 alunos, distribuídos em 52 turmas. A implantação do grupo de comunicação online de gestores EaD no App WhatsApp e sua interface com professores, coordenadores de polos, diretores dos campi tornou a comunicação e os gestores EaD ubíquos. Uma ressignificação do comunicar-se caracterizando-se pela multidimensionalidade do espaço indissociável da sua hipermobilidade, ou seja, sua mobilidade física expandida pelos aparatos móveis, como no caso do WhatsApp. Sua abordagem teórica resulta dos estudos e pesquisas no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação PPGE/UFT.
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