LETRAMENTO ACADÊMICO/CIENTÍFICO: EXPERIÊNCIAS DESAFIADORAS E INSTIGANTES PARA O (DES)ENVOLVIMENTO DOS ACADÊMICOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR DO PROGRAMA DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/n292238723782

Resumo

Este artigo traz como base discursiva e reflexiva as experiências vivenciadas pelas coordenadoras do Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP - UFT/Campus de Miracema), dos Cursos de Pedagogia[1] e Serviço Social[2]. Ambos os Cursos propõem debater o Letramento Acadêmico/Científico, em edições e anos distintos. A junção desse debate justifica-se pela relevância da interação, trazendo experiências que qualificam as análises realizadas. O letramento insere o indivíduo na sociedade, sendo, pois, uma prática social e produto cultural que se materializa pela linguagem, e a leitura crítica reflete-se na produção escrita. As metodologias utilizadas foram diversificadas, com encontros presenciais e remotos permeando as atividades, como: Oficinas, Palestras, Minicursos etc. O objetivo deste trabalho é refletir, analisar e avaliar a relevância e os impactos que os projetos PIIP dos Cursos de graduação em Pedagogia e em Serviço Social tiveram/têm para o público que participa diretamente, os monitores, e ao que eles atendem, os acadêmicos. Os aportes teóricos utilizados constituem as áreas de Linguística, Filosofia, em especial, e demais conteúdos programáticos para sublevar os debates. Além disso, no Serviço Social, as atividades trabalham temas dos fundamentos da profissão, pesquisa e outras temáticas fundamentais ao processo de aprendizagem. O resultado final do PIIP Pedagogia demonstrou que os índices de reprovação melhoraram. Em relação ao outro curso em questão, o projeto ainda está sendo executado, no entanto encontramos elementos relevantes que garantem que a proposta está sendo aceita e bem recebida pelos acadêmicos, por apoiarem suas demandas frente aos conteúdos lidos e escritos por eles.

 

[1] Título dos projetos do Curso de Pedagogia: “Letramento Acadêmico-Científico: os desafios da leitura, escrita e de outras áreas do conhecimento: perspectivas teórico-práticas, metodológicas e tecnológicas” (2024); e “Letramento Acadêmico-Científico de Inovação Pedagógica: os desafios da leitura e escrita: perspectivas metodológicas e tecnológicas” (2023).

[2] Título do Projeto do Curso de Serviço Social: “Leitura e Escrita Científica dos/para acadêmicos do Serviço Social: estratégias e inovações tecnológicas para a formação discente” (2025).

Downloads

Publicado

2026-02-12

Como Citar

da Nóbrega Beserra, I. K. ., & Rodrigues Barros, M. I. (2026). LETRAMENTO ACADÊMICO/CIENTÍFICO: EXPERIÊNCIAS DESAFIADORAS E INSTIGANTES PARA O (DES)ENVOLVIMENTO DOS ACADÊMICOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR DO PROGRAMA DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 13(1), 251–269. https://doi.org/10.20873/n292238723782